
O projeto piloto será implantado com a supervisão do CDSA/UFCG em Sumé e atenderá famílias de catadores de umbu de Sumé e da região do Cariri paraibano. A ideia é firmar uma parceria entre o Campus de Sumé e o MDS para a implantação e estruturação de unidade de beneficiamento do umbu.
A informação foi repassada pelo assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Social, o sumeense Elias Freire, que entregou diretamente ao Reitor da UFCG, Vicemário Simões, ofício convidando a UFCG, através do NUPAGRO/CDSA do Campus de Sumé, para firmar uma parceira com o MDS.

Elias Freire é responsável pela estruturação do Departamento de Mobilidade Social, Micro e Pequenos Negócios para a Segurança Alimentar da SESAN/MDS cujo principal objetivo é abrir canais de possibilidades, por meio da estruturação de micros e pequenos negócios, para que as famílias beneficiárias dos programas governamentais possam ter acesso aos mercados publico e privado para comercializarem suas produções.
O projeto contempla a implantação de uma unidade de beneficiamento do umbu, com capacitação das famílias de agricultores no tocante a estruturação e gerenciamento de micro e pequenos negócios, desenvolvimento de um programa de produção de mudas de umbuzeiro para replantio e recuperação da vegetação nativa, bem como acompanhamento sistemático por meio de diagnósticos socioeconômicos do publico a ser atendido.
O projeto que, inicialmente, atenderá as famílias das comunidades do Catonho, Caititú, Olho D’água do Padre e Assentamento Mandacarú já envolvidas num projeto de extensão coordenado pelo NUPAGRO do CDSA, será ampliado para as demais comunidades não só de Sumé, mas para todo o cariri. Todos os cursos do CDSA/UFCG estarão incorporados a esse projeto em virtude do caráter interdisciplinar do mesmo.