Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta quarta-feira (14), por telefone, sobre a situação na Venezuela após o ataque dos Estados Unidos e do sequestro do presidente Nicolás Maduro.

O Palácio do Planalto emitiu nota informando que os presidentes manifestaram preocupação com a situação da Venezuela. Segundo o Planalto, eles “reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança”.

Também em nota, o Kremlin informou ainda que ambos os presidentes trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade, “com foco na situação da Venezuela”.

 Ainda segundo Moscou, Lula e Putin concordaram em buscar meios para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.

“[Ambos] concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões”, afirma o comunicado de Moscou.

Comissão bilateral

O governo brasileiro informou ainda que os presidentes conversaram sobre a 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Rússia (CAN), a ser realizada no próximo dia 5 de fevereiro, em Brasília.

“Os presidentes concordaram que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. A pedido do presidente Lula, o presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília”, diz o comunicado do Planalto.

Críticas a ação dos EUA

Ambos os presidentes criticaram a invasão da Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro por militares estadunidenses, alegando ser uma violação do direito internacional. Logo após o ocorrido, a Rússia condenou o “ato de agressão armada” contra a Venezuela. Já o presidente brasileiro afirmou que a ação ultrapassou a linha do aceitável.

“Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional. Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, disse Lula à época.

De Olho no Cariri

Com Agência Brasil

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O prefeito de São José dos Cordeiros, Felício Queiroz, anunciou nesta terça-feira mais uma grande atração da programação do XVI Festival do Mel. O cantor Tarcísio do Acordeon, um dos maiores nomes do forró da atualidade, está confirmado no evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de setembro.

O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, que destacou a importância de trazer artistas de destaque nacional para fortalecer a festa e valorizar um dos maiores eventos do Cariri paraibano.

“O Festival do Mel é uma festa que já faz parte da identidade de São José dos Cordeiros e, a cada edição, buscamos oferecer uma programação ainda mais especial para a nossa população e para os visitantes. Tarcísio do Acordeon chega para abrilhantar ainda mais esse grande evento, que movimenta a economia, fortalece a cultura e projeta o nosso município para toda a Paraíba”, afirmou o prefeito Felício Queiroz.

Com a confirmação de Tarcísio do Acordeon, o Festival do Mel amplia ainda mais sua programação musical. O evento já havia anunciado outras atrações de destaque, como o grupo Raça Negra, referência nacional do samba e pagode, e o cantor Henry Freitas, um dos principais nomes do forró e do piseiro.

A expectativa da gestão municipal é de realizar uma das maiores edições da história do Festival do Mel, reunindo milhares de pessoas, impulsionando o turismo, o comércio local e valorizando a produção de mel, principal vocação econômica de São José dos Cordeiros.