Inspirado em projeto criado em Serra Branca, Estado lança inscrições para “Jovem Ambiental” com 2.000 vagas na Paraíba

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS), em parceria com o Centro de Assessoria ao Movimento Popular (CAMPO), lançou o edital para seleção de 2.000 estudantes para o projeto “Agente Jovem Ambiental”. A iniciativa tem como objetivo formar jovens para atuar na educação ambiental e em ações sustentáveis em suas comunidades.

O programa foi inspirado em um projeto pioneiro criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Serra Branca, durante a gestão do então secretário Talles Macedo. O sucesso da iniciativa local levou à sua expansão para todo o estado.

Os participantes receberão uma bolsa incentivo de R$ 200 mensais, além de capacitação, fardamento e certificado. As atividades terão carga horária de 20 horas mensais e incluirão oficinas, visitas técnicas e ações comunitárias.

Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio ou da EJA da rede estadual, residentes nos municípios participantes. As inscrições são gratuitas e ocorrerão de 10 a 16 de março de 2025, pelo link: https://forms.gle/wWnaVJrr8LH2qk8M6.

A seleção será feita por análise documental, e os resultados serão divulgados no site da SEMAS. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail agentejovemambiental@campo.org.br.

Com Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)  liberou a candidatura de Daniella Ribeiro (PP) como primeira suplente de Nabor Wanderley (Republicanos). O TRE negou a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, movida pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi por unanimidade.

A ação indagava  presença de Daniella na chapa por ela ser a mãe do governador Lucas Ribeiro (PP), que é candidato à reeleição do governo do estado. O MPE (Ministério Público Eleitoral) que apresentou o pedido de impugnação, afirmava que a regra de inelegibilidade prevista no artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal atingia a senadora, que deixou de concorrer à renovação do seu mandato para disputar uma vaga de suplência.

Desde o ano passado que Daniella declarava abrir mão da disputa pela reeleição após a confirmação da candidatura do filho ao Governo do Estado, no entanto, afirmou ter repensado diante o convite e que a decisão tem haver com o projeto político para a Paraíba.

“Eu abri mão da possibilidade de um mandato de reeleição. Todo mundo sabe disso. Mas se fosse apenas por ser meu filho e não tivesse história, e se não fosse um governo e um grupo que vêm fazendo a diferença na Paraíba, certamente eu não teria aberto mão”, disse.

A parlamentar rebateu subjeções acerca de a suplência ser rebaixamento político ao lembrar que a decisão de grupo prevalece e de que suas bandeiras voltadas à defesa da mulher serão mantidas, bem como de sua trajetória como a primeira mulher eleita senadora pela Paraíba e a primeira mulher a ocupar a Primeira-Secretaria do Senado Federal.

Com ClickPB