O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (7) a busca por pacificação nacional diante do atual cenário de radicalização política. Durante evento na Associação Comercial de São Paulo, Motta comentou a discussão sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos três Poderes foram invadidas e depredadas por manifestantes antidemocráticos.
Segundo ele, a proposta de anistia é uma pauta legítima, mas não deve ser tratada de forma a aprofundar a crise institucional. “Não vamos ficar restritos a um só tema, vamos levar essa decisão ao Colégio de Líderes, vamos conversar com o Senado e com os Poderes Judiciário e Executivo, para que uma solução de pacificação possa ser dada. Aumentando uma crise, não vamos resolver esses problemas, não embarcaremos nisso”, afirmou.
Ainda sobre o cenário político, o presidente da Câmara comentou a obstrução regimental feita pelo PL, avaliando que a atitude é legítima, mas reforçou a necessidade de equilíbrio na condução dos trabalhos legislativos. “Vamos tratar as pautas dos outros partidos, não podemos ficar uma Casa de uma pauta só.”