Governo do Estado reconhece Abrigo de Idosos de Sumé como de utilidade pública

O governador João Azevêdo sancionou no último dia 10 de maio, a Lei Estadual n.º 13.227, que reconhece de utilidade pública a Associação de Proteção e Amparo à Velhice de Sumé, Abrigo de Idosos Rosália Paulino, instituição de longa permanência para Idosos de Sumé. A propositura foi do deputado estadual Caio Roberto com apoio do prefeito Éden Duarte.

A presidente do abrigo, recebeu a notícia com bastante alegria e agradeceu ao prefeito e ao deputado pelo reconhecimento dado à instituição. Destacou a importância dos exs-prefeitos (in memorian) Genival Paulino e Leonardo Guilherme, de Zita Vieira, Maria José Brito, Onésima Araújo, Zemarc Paulino, dentre tantos outros que lutaram para a instalação da instituição em 1988. “Somos muito gratos porque nos últimos anos, a gestão municipal vem dando todo apoio técnico e operacional para o fortalecimento do nosso abrigo de idosos”, disse Jacquelline Oliveira.

Para o secretário de Assistência Social do município, o reconhecimento de utilidade pública pelo Governo do Estado da Paraíba é fundamental para que a instituição tenha acesso a recursos público, fazendo com que garanta um melhor atendimento à população residente na associação, buscando assim, qualificar o serviço de acolhimento institucional ofertado. “A sensibilidade do prefeito Éden com o abrigo tem sido fundamental no processo de melhoria e aperfeiçoamento da instituição”, disse Edson Cavalcante.

Já o prefeito Éden agradeceu a parceria do deputado Caio Roberto que acolheu a demanda e articulou junto a Assembleia Legislativa da Paraíba sua aprovação. Enfatizou que o município de Sumé, por meio da Lei Municipal n.º 557 de 28 de agosto de 1989 já havia reconhecido como de utilidade pública, o Abrigo de Idosos Rosália Paulino.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

E se uma pedalada pudesse levar você muito além dos quilômetros percorridos? No FLIBARRA 2026, a bicicleta será o passaporte para uma experiência que reúne história, cultura, natureza, literatura e os sabores de Barra de São Miguel.

No dia 1º de novembro, acontece o Pedal Literário 2026, com um percurso de 30 quilômetros pela Rota dos Casarões, preparado para quem quer conhecer o município por novos caminhos e descobrir histórias que fazem parte da identidade local.

Ao longo do trajeto, os participantes passarão por cenários marcados pelos antigos casarões, conhecerão histórias relacionadas ao cangaço, ouvirão lendas de botijas e terão contato com elementos da cultura e das tradições de Barra de São Miguel.

E o percurso ainda reserva uma parada especial: a Fazenda Coruja, conhecida pelos seus queijos de cabra gourmet. Uma oportunidade de pedalar, conhecer lugares, ouvir histórias e ainda experimentar um pouco dos sabores da terra.

Mais do que um passeio de bicicleta, o Pedal Literário propõe uma maneira diferente de vivenciar Barra de São Miguel, transformando cada trecho do caminho em parte da experiência do FLIBARRA.

O kit custa R$ 50,00 e as informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98686-2050, com João de Inês.

Marque na sua agenda e venha viver o Pedal Literário 2026!

1º de novembro

Rota dos Casarões

30 km de percurso

Kit: R$ 50,00

As inscrições já estão abertas! Garanta sua vaga e venha fazer parte dessa experiência.

Faça sua inscrição no Pedal Literário 2026

O Pedal Literário integra a programação do FLIBARRA 2026, que acontece de 5 a 7 de novembro, com o tema “Onde todas as vozes florescem.”

Prepare a bike e venha pedalar a história de Barra de São Miguel!