EM SERRA BRANCA: Aterro Sanitário chega em sua última etapa

A Prefeitura Municipal de Serra Branca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou a última etapa de finalização do Projeto do Aterro Sanitário do município. A meta da gestão é iniciar o no de 2024 operando em 100% o empreendimento.

A Unidade de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (UGIRSU), nome técnico do projeto, conta com galpão de triagem de resíduos, sete ambientes para acomodação da associação dos catadores de recicláveis com refeitório, escritórios e banheiros, o empreendimento conta ainda com pátio de compostagem e as células para o rejeito.

O projeto teve início em 2021, é uma parceria com o Governo do Estado e passou por um criterioso processo de licenciamento ambiental.

O Engenheiro Ambiental Talles de Macêdo, Secretário de Meio Ambiente do município, explicou a reportagem do Portal De Olho no Cariri, a fase em que o empreendimento se encontra: “Com a obra estrutural concluída no mês passado, passamos para a escavação da primeira célula destinada aos rejeitos. De modo mais simples, célula é o nome técnico para as valas onde o rejeito será enterrado e o rejeito é os resíduos sólidos (lixo), depois que se retira a matéria orgânica e os recicláveis, que acontece no galpão de triagem”. Disse Talles.

O Prefeito Vicente Fialho (Souzinha), está na Capital Federal – Brasília, gestor afirmou que concluir seu mandato com o encerramento do lixão e garantindo renda e trabalho digno para dezenas, será um legado incalculável. Ainda segundo o Prefeito, o planejamento é encerrar 2023 operando o empreendimento, entretanto o atraso da instalação da rede elétrica por parte da empresa Energisa pode afetar a programação.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print