De volta a Brasília, Lula vai ao Planalto e ao STF e confere os estragos feitos por terroristas bolsonaristas: ‘Serão punidos’

De volta a Brasília na noite deste domingo (8), Lula foi para o Palácio do Planalto conferir o estrago feito por terroristas bolsonaristas na sede do Poder Executivo. Depois, foi ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), também alvo dos vândalos.

O presidente tinha ido, pela manhã para Araraquara, no interior de São Paulo. Ele foi ver os efeitos das chuvas intensas na cidade.

No meio da tarde, bolsonaristas começaram a chegar à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e invadiram e depredaram, além de Planalto e STF, o Congresso Nacional.

Ainda em Araraquara, após os atos dos vândalos, Lula decretou intervenção federal na segurança pública de Brasília. Dentro do governo federal há o entendimento de que Polícia Militar do DF foi omissa.

Por volta de 21h, o presidente chegou de volta à capital federal. Os terroristas já haviam sido presos ou escoltados para fora da região da Praça dos Três Poderes.

Lula visitou primeiramente o Planalto. O presidente encontrou o mobiliário destruído, vidraças quebradas e obras de arte rasgadas.

Depois, atravessou a praça e foi até o STF. Lá o cenário de destruição era o mesmo. Ele foi recebido pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, e pelos ministros Dias Toffoli e Luis Roberto Barroso.

Lula tuitou sobre sua ida ao Planalto e STF e disse que os responsáveis pelo terrorismo serão punidos.

“Estive agora à noite no Palácio do Planalto e no STF. Os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público em Brasília estão sendo identificados e serão punidos. Amanhã retomamos os trabalhos no Palácio do Planalto. Democracia sempre. Boa noite”, escreveu o presidente.

G1 / Foto: Eraldo Peres/AP

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Serra Branca conquistou o reconhecimento “Carimba que é TOP – Dourado”, concedido a municípios que alcançaram as metas estabelecidas no período de avaliação da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE). A conquista reconhece o trabalho desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, juntamente com os profissionais que compõem a rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

O resultado coloca Serra Branca entre os municípios reconhecidos pelo desempenho na implementação da Busca Ativa Escolar, estratégia que mobiliza diferentes políticas públicas para identificar, incluir e acompanhar crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou em situação de risco de abandono escolar.

Mais do que uma certificação pelo cumprimento das metas, o resultado possui importância estratégica para o município dentro das ações do Selo UNICEF. A adesão e a utilização da plataforma Busca Ativa Escolar estão diretamente relacionadas a um dos Resultados Sistêmicos obrigatórios da iniciativa.

Para o secretário municipal de Educação, Eduardo Phelippe, a conquista demonstra a importância da atuação conjunta e do acompanhamento permanente: “Educação e Assistência Social atuam de forma integrada, juntamente com os profissionais que fazem parte dessa rede, para identificar situações, acompanhar nossas crianças e adolescentes e trabalhar para garantir que todos tenham seu direito à educação assegurado. Alcançar as metas estabelecidas é motivo de comemoração, mas também reforça nossa responsabilidade de continuar avançando, inclusive nos compromissos que Serra Branca assumiu dentro do Selo UNICEF”, destacou Eduardo.

A conquista é resultado da mobilização de articuladores, mobilizadores, gestores e profissionais das diferentes políticas públicas municipais, que trabalham na identificação e acompanhamento das situações registradas e na construção das respostas necessárias para favorecer o retorno e a permanência dos estudantes no ambiente escolar.

SECOM/PMSB