Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Um universo de possibilidades pode ser criado sem precisarmos sair de casa. Em tempos de isolamento, é uma ótima alternativa para quem quer viajar. A leitura é fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança, assim como a arte.
Pensando nisso, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Boa Vista, na manhã desta segunda-feira (22), deu início a mais um trabalho. A novidade trata-se do projeto intitulado “Leitura e Arte em Casa”. Dessa vez, o público-alvo trata-se das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, com faixas etárias diversas, que é também uma das estratégias adotadas pelo CRAS, sendo ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Nessa nova ação, crianças e adolescentes, receberam em casa mais um delivery de carinho. Dois kits foram distribuídos: um com jogos, e outro com livros. Desse modo, proporcionando a continuação do isolamento social de uma forma mais prazerosa e edificante.
Marcela Elaine, coordenadora do CRAS municipal, faz o seu relato sobre mais essa iniciativa: “Mais um sonho realizado. Nós havíamos programado algumas mudanças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV – para esse ano de 2020, mas, infelizmente, com a chegada da pandemia não foi possível. Então, com a execução do Projeto Carinho em Casa voltado para os idosos, nós pensamos que seria bacana fazer algo parecido com as nossas crianças, já que também fazem parte do público que está sentindo fortemente os impactos do isolamento social”, disse.
“Assim sendo, nos reunimos com os monitores das oficinas do SCFV e eles prontamente nos apoiaram na ideia, e se disponibilizaram a confeccionar os jogos que nós entregamos no nosso Kit. Esse Kit é composto por, além dos jogos, alguns livros de estórias infantis e brincadeiras que o Centro de Educação Cidadã e Direitos Humanos – CECIDH, através do projeto Leitura na Comunidade, carinhosamente nos doou”, arrematou.
De acordo com Viviane Cavalcanti, psicóloga do CRAS municipal, o projeto é um aliado para o bem estar dessas pessoas: “Em decorrência do isolamento social é possível perceber que não só os adultos como crianças e adolescentes se encontram cada vez mais ansiosos e angustiados. O projeto Leitura e Arte em Casa surge como uma estratégia para amenizar esses impactos do isolamento na rotina deles, pois proporciona através de atividades lúdicas possíveis “saídas” para esse momento, uma vez que atividades como essas podem levar prazer e satisfação ao sujeito”, explicou.
“O CRAS se supera em cada projeto que organiza”. E é assim, com essas sinceras palavras da Kézia Silmara, servidora municipal, que percebemos o afinco do trabalho realizado por toda a equipe do CRAS, e como essas ações repercutem de forma positiva na nossa sociedade.
“Depois do Carinho em casa, não pensei que fosse surgir mais uma coisa tão perfeita. Minha filha ficou encantada, os olhos dela brilharam ao me contar que ela havia recebido o kit, e meus olhos estão brilhando até agora de emoção”, contou emocionada a mãe da pequena Clarice.
Lembramos que a equipe do CRAS Boa Vista segue todas as recomendações de autoridades em saúde para evitar o contágio da Covid-19.
Ascom PMBV