Congo sedia audiência do Circuito das Águas e reúne líderes políticos e técnicos de vários municípios

O auditório municipal do Congo ficou lotado de pessoas que vieram de várias cidades para discutir o manejo e a sustentabilidade das águas da Transposição do São Francisco. Estavam presentes a deputada estadual Estela Bezerra, o prefeito do Congo, Júnior Quirino, o prefeito de Caraúbas, Silvano Dudu, o presidente da Câmara, Aderaldo Pereira (Dera), os ex-prefeitos Romualdo Quirino e Braz Fernandes, além de representantes da Aesa, Cagepa, Sudema e Procase.

Na reunião, foram discutidos os impactos ambientais com a chegada das águas do São Francisco ao Cariri, assim como o desafio da utilização dessas águas para impulsionar o desenvolvimento da região. Os técnicos também destacaram que é importante o uso racional da água, seja no consumo humano, seja na irrigação e uso para produção.

O prefeito do Congo, Júnior Quirino, disse que o principal desafio da Transposição no município é a necessidade de autorização por parte dos órgãos de controle da utilização da água pelos agricultores ribeirinhos e empresas que pretendem se instalar na cidade.

O prefeito Júnior Quirino também reforçou que vai requerer a Secretaria de Infra-estrutura do Estado a construção de passagens molhadas interligando o município do Congo à Coxixola e também a comunidade de Barra do Rio à Santa Rita.

A deputada Estela Bezerra destacou que encontros como estes continuarão a ocorrer para fortalecer o debate entre as instituições de controle da água e a população dos municípios atendidos pela Transposição, a fim de que seja feito o uso adequado das águas em consonância com o desenvolvimento regional.

O prefeito de Caraúbas, Silvano Dudu, aproveitou o encontro para cobrar que a Cagepa acelere a construção do sistema de captação de água da Transposição para o abastecimento da cidade. Segundo ele, Caraúbas é o único município do Cariri a não ser assistido pelo antigo sistema adutor do Congo e por isso precisa dessa priorização do Governo.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print