Patrimônio cultural imaterial da Paraíba, a Renda Renascença e as rendeiras do Cariri paraibano ganharam destaque na última semana através de uma matéria na TV Correio, reconhecendo a arte que já ganhou o mundo.
As mãos marcadas pelo tempo realizam um trabalho de grande beleza e delicadeza gerados através da criatividade e da necessidade da geração de renda, que sustenta as famílias das artesãs desde que estas eram muito jovens, ofício que é repassado de geração em geração.
Um ano após a abertura do Crença, local idealizado para receber, exibir e comercializar as peças produzidas pelas rendeiras, e também após o município de Monteiro ser chancelada a Cidade Mundial da Renda Renascença, o Salão de Artesanato da Paraíba apresentou as peças através de um desfile e também por meio de uma grande homenagem do Botafogo-PB, que imprimiu em seu manto uma das maiores belezas do Cariri.
Articuladora e incentivadora deste movimento, a prefeita Anna Lorena se mostrou muito feliz e realizada com os holofotes que a Renda Renascença vem ganhando ao longo do tempo e investimentos da Prefeitura, Estado e parceiros. “Estar aqui no Salão de Artesanato e acompanhar todo esse carinho e destaque que nossas rendeiras estão recebendo me deixa muito feliz. Quando idealizamos o Crença, nosso desejo era justamente esse, que nossas artesãs fossem reconhecidas e seus trabalhos ganhassem o reconhecimento que tanto merecem. Posso me dizer realizada diante de tudo isso”, disse a gestora monteirense.
Para a editora do Jornal da Correio, Andrezza Carla, o intuito da matéria de grande destaque e repercussão, foi levar aos espectadores toda a riqueza da renda renascença e que revela toda a habilidade das artesãs dos municípios de Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê. “Este é um trabalho maravilhoso, genuinamente paraibano e que precisamos sempre que possível divulgar. São o talento dessas mulheres que estão sendo mais um canal de demonstração do que a Paraíba e o Cariri são capazes, levando nossa cultura mundo a fora”.
Das rendeiras fica o agradecimento. “Estamos muito felizes. É sempre bom quando as pessoas querem saber mais sobre a nossa arte. Hoje estamos recebendo o reconhecimento de todos esses anos que trabalhamos. Nós rendeiras convidamos a todos para vir conhecer nosso trabalho mais de pertinho aqui no Crença, vai ser um prazer” diz Ana Paula.
A cultura viva e todos os seus entrelaços estão disponíveis no Crença em Monteiro, que está aberto ao comércio e visitação de segunda a sexta-feira das 08 às 17 horas.
A matéria completa está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=41duveTpm14