A Câmara Municipal de São João do Cariri realizou na noite desta última sexta-feira, dia 14 de Junho, a sua 10ª sessão ordinária do ano. Na oportunidade, os parlamentares discutiram importantes pleitos e demandas de São João do Cariri e aprovaram um decreto que era uma reivindicação da grande maioria da população.
Os vereadores aprovaram um projeto que prevê critérios para a retomada de mandato por autoridades que pedirem licença médica. A intenção do Legislativo é garantir que os mandatários possuam condições físicas e psíquicas para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos, especialmente quando se afastam por motivo de saúde e podem retornar a critério de sua própria vontade, sem nenhum laudo atestando tal possibilidade. O decreto foi aprovado com 5 votos da bancada de situação, tendo a bancada de oposição se abstido de votar por alegar desconhecer o teor do projeto.
Para o presidente Beto Gaudêncio, é papel da Câmara zelar pelo bem comum e não podem os vereadores ficarem omissos diante do interesse maior que deve ser sempre o da população e nunca as vontades particulares.
A sessão ainda contou com um requerimento apresentado pelo vereador João Batista (DÃO), que pede a revitalização do Portal de entrada (chapéu) do município. Segundo o vereador, o portal é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde inúmeros turistas param na localidade para registrar uma foto e que atualmente, se encontra sem manutenção e faltando letra no letreiro de identificação do portal.
Já o vereador George Aquino, apresentou dois requerimentos na presente sessão. O primeiro, o parlamentar encaminhou requerimento a gestão atual, em nome da coligação ‘Unidos Por São João’, pedindo cumprimento do programa de plano de governo apresentado e registrado no TRE, durante o período eleitoral. Já o segundo requerimento apresentado por George, o vereador pede que o Executivo, possa equipar e modernizar a policlínica municipal.
O vereador Romero Cavalcante apresentou requerimento, requisitando do Executivo, a reposição de lâmpadas nos postes de iluminação pública na comunidade do Riacho Salgado, zona rural do município.
Dando prosseguimento a sessão, os vereadores aprovaram mais dois importantes projetos, vindos do Poder Executivo. O primeiro projeto de lei colocado em pauta, foi a PL autorizativa para implantação de bolsas de estudo para mediadores e facilitadores do programa de ensino integral das escolas da rede municipal de ensino. O projeto foi voltado primeiramente em regime de urgência e em seguida foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Já outro projeto que também foi aprovado por unanimidade pela Casa, foi a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que em momento foi especificada pelo contador da Prefeitura, Joilto Gonçalves.
A Câmara Municipal de São João do Cariri entrará em recesso parlamentar por 30 dias e voltará aos trabalhos no próximo mês de Julho.
De Olho no Cariri