Boa Vista realiza programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi marcado em Boa Vista por uma série de ações promovidas desde o início do mês pela prefeitura, incluindo uma programação de atendimentos realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. E nesta sexta-feira, 08 de março, um momento especial de celebração ocorreu na Câmara Municipal.

Com presença do prefeito André Gomes, da primeira-dama Carol Gomes, auxiliares do governo, vereadores e dezenas de convidadas, o encontro teve palestras, oficinas, ensaios fotográficos, café da manhã e até um bingo de prêmios.

Após a abertura, a empresária Rafaela Farias fez uma fala sobre sua experiência como empreendedora. Já a profissional de educação física Kalina Ramos, além de trazer uma palavra sobre a essencialidade dos cuidados com a saúde, colocou todo o auditório para fazer uma série de exercícios.

Na sequência, Carol Gomes ressaltou a luta diária e permanente das mulheres, com destaque, conforme afirmou, para os desafios do acúmulo de atividades e papéis na sociedade. “E exercemos tudo isso com muita maestria”, comentou, tratando também sobre a atuação da mulher na politica, “um universo culturalmente masculino”.

O encontro prosseguiu com apresentação musical de Tatiana Costa, lanche e uma dinâmica com perguntas e respostas comandada pela advogada Samara Almeida e a psicóloga clínica Gabriela Barbosa. “Esse é um momento simbólico, claro, porque realmente todos os dias são das mulheres”, disse o prefeito André Gomes, falando ainda sobre a atuação feminina na sociedade, na família e em todas as atividades.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A edição de outubro do boletim Painel El Niño 2026-2027, divulgado nesta sexta-feira (30), revelou que o fenômeno deve aumentar os desafios relacionados à segurança hídrica e a agricultura no Nordeste nos próximos meses.

O documento foi elaborado pelo INMET, INPE, ANA e CEMADEN. O estudo aponta para a possibilidade de chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal em parte da região entre novembro deste ano e janeiro de 2027.

De acordo com o levantamento, o Nordeste concentra atualmente a situação de seca mais grave do Brasil. Entre agosto e setembro, a área regional classificada com seca grave passou de 16% para 28%, com impactos que vão desde a escassez de água até prejuízos à agricultura familiar.

Paraíba

A Paraíba possui municípios classificados nos níveis de Atenção e Observação do Alerta de Seca na Agricultura Familiar, indicando a necessidade de acompanhamento das condições climáticas e dos possíveis impactos sobre as comunidades rurais.

Segundo o CEMADEN, o impacto na agricultura paraibana deve afetar o plantio de feijão e milho.

A previsão climática também preocupa o setor produtivo. No semiárido nordestino, a expectativa de chuvas abaixo da média pode reduzir a disponibilidade de água para os rebanhos, diminuir a oferta de pastagem e aumentar a necessidade de irrigação.

O fenômeno El Niño foi identificado em junho deste ano e deve alcançar intensidade muito forte entre novembro de 2026 e janeiro de 2027. A previsão é de que seus efeitos continuem influenciando o clima brasileiro pelo menos até o primeiro trimestre de 2027.

Com Portal Correio