Após chuvas no Cariri, açude de Boqueirão recebe nova recarga de água e ultrapassa 30% da capacidade

Em pleno mês de novembro, o açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, recebeu mais de 1, 6 milhão de metros cúbicos de água após chuvas na região. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Boqueirão ainda pode receber mais água ao longo da semana.

O aumento representa cerca de 0,62% em relação à capacidade anterior do reservatório, que marcava 29,38%. Após as chuvas, o reservatório, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, ultrapassou os 30% de sua capacidade total de armazenamento.

Em quatro dias,  foram registrados 67,8 mm de chuvas acumuladas em Boqueirão. O reservatório amanheceu nesta sexta-feira com 142.375.338 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 30,52% capacidade que é de 466.525.964 mm.

A Paraíba tem atualmente três reservatórios que estão sangrando. Atingiram a capacidade máxima de armazenamento, os reservatórios de Olho D’água, em Mari, na região metropolitana de João Pessoa, e os de Poções e São José II, em Monteiro, no Cariri do estado.

No caso do reservatório de Mari, as chuvas recentes não impactaram de forma determinante, com a capacidade se mantendo a mesma nas medições feitas pela Aesa desde o começo de novembro. O açude está 0,32% acima do que comporta.

Em contrapartida, em relação ao reservatório de Poções, o nível subiu consideravelmente nos últimos dias. Da quinta para a sexta cerca de 2,7%, e ainda subiu mais 1,55% até o último registro feito pela Aesa no domingo.

De acordo com dados da Aesa, existem atualmente no estado 22 reservatórios em situação crítica, abaixo de 5% de suas capacidades totais. Dentre esses, quatro estão totalmente zerados, como é o caso do açude de São José de Sabugi, Teixeira, Riacho de Santo Antônio e Ouro Velho. No estado, ainda há 88 reservatórios em normalidade na capacidade e 22 em observação, segundo a Aesa.

De Olho no Cariri

Com PB Agora/ Foto: Artur Lira/G1

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Serra Branca, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou uma nova etapa para a melhoria da estrada vicinal que interliga a sede do município ao Distrito das Serras. A equipe deu início ao levantamento topográfico do trecho, procedimento técnico necessário para subsidiar a elaboração do projeto de revestimento da via em cascalho.

Nesta primeira fase, o trabalho está concentrado na coleta de informações e no levantamento das características da estrada. Os dados obtidos permitirão estabelecer com maior precisão aspectos como a extensão do trecho a ser contemplado, quantitativos e demais parâmetros técnicos necessários para a estruturação da intervenção. O trecho possui importância estratégica para a mobilidade da população, por conectar a sede do município a uma das principais localidades da zona rural e ser utilizado diariamente por moradores e demais pessoas que precisam se deslocar entre as duas áreas.

A partir da conclusão dessa etapa e da elaboração dos documentos técnicos correspondentes, o município poderá avançar com os demais procedimentos administrativos necessários, incluindo o processo licitatório, até chegar à futura execução dos serviços. Os recursos destinados à intervenção são provenientes de emenda parlamentar, obtida a partir de articulações e do envolvimento direto do prefeito Alexandre nas tratativas para viabilizar o investimento.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Geovane Cantalice, o levantamento representa o primeiro passo técnico para que o investimento possa avançar de maneira adequada: “Existe todo um processo técnico e administrativo que precisa ser cumprido até chegarmos à execução. Nossa expectativa é que possamos dar prosseguimento a essas etapas e, em breve, iniciar efetivamente o serviço, beneficiando principalmente os moradores que utilizam diariamente essa estrada e garantindo melhores condições de deslocamento entre a sede e o Distrito das Serras”, destacou Geovane Cantalice.

Com SECOM/PMSB