Anatel libera instalação do 5G em mais dois municípios da Paraíba

As cidades de Campina Grande e Riachão do Bacamarte vão ter a instalação da estrutura do 5G liberada a partir da próxima segunda-feira (27). A nova tecnologia promete velocidade maior para baixar e enviar arquivos, além de conexão mais estável.

A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para antecipar a liberação da faixa 3,5 Ghz nessas cidades. Campina Grande, por exemplo, tinha como previsão de chegada do sinal somente em julho de 2026.

Com as duas adições à lista de cidades que têm o acesso à estrutura da tecnologia, as operadoras que ganharam o leilão pela operação do 5G no país vão poder solicitar a implantação da infraestrutura nos novos locais.

Na Paraíba, as cidades escolhidas para a instalação da estrutura que permite o funcionamento da nova tecnologia estão enquadradas em critérios que respondem ao tamanho da população de cada localidade.

Em fevereiro, seis municípios paraibanos também tiveram antecipados a liberação para instalação da infraestrutura. No entanto, somente na capital João Pessoa, o sinal do 5G já está disponível desde 29 de setembro de 2022.

Previsão para outros municípios

Segundo a Anatel, a previsão de chegada do 5G em outras cidades no estado, como Patos, por exemplo, é a partir de julho de 2026.

Além disso, em outras cidades do Sertão, como Cajazeiras e Sousa, a implantação da tecnologia de rede móvel deve demorar ainda mais, já que por lá isso vai acontecer em duas etapas.

Em Cajazeiras, segundo a agência, até julho de 2028, 50% da estrutura já vai estar instalada, enquanto somente em 2029, 100% vai estar concluído. O mesmo prazo serve para Sousa. Veja abaixo a lista com as datas de implantação em outras cidades.

  • Guarabira – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Patos – até 31/07/2027
  • Cajazeiras – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Sousa – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Monteiro – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029

No entanto, assim como a Anatel antecipou a implantação nessas duas cidades e, anteriormente, em mais seis municípios, é possível que o mesmo aconteça com outras.

Troca de parabólicas

Com a chegada da nova tecnologia de rede móvel, aparelhos de captação de sinal da TV aberta terão de ser trocados, com o intuito de evitar interferências no sinal. Isso ocorre porque o 5G usa a frequência 3,5 GHz, que é por onde o sinal chega nas parabólicas tradicionais.

Devido essa mudança, a ‘Siga Antenado’, entidade criada pelas empresas de comunicação responsáveis pelo 5G no Brasil (Claro, TIM, Vivo), será responsável pela distribuição de kits de TV digital para a população de baixa renda, que recebam algum tipo de auxílio do Governo Federal e que estejam inscritos no CadÚnico.

Quem não se enquadra nesses parâmetros, deverá adquirir os aparelhos necessários no comércio local. O valor destes equipamentos em conjunto varia entre R$ 400 e R$ 700, a depender da localidade do consumidor.

Os aparelhos que estão no kit são a antena digital, um receptor, controle remoto e os cabos de conexão. Não é necessário trocar a televisão, mesmo que seja de modelos mais antigos, como as de tubo.

G1 PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Um homem com mandado de prisão em aberto foi localizado pela Polícia Militar nesta terça-feira (15), durante diligências relacionadas a um furto registrado em Barra de São Miguel, no Cariri paraibano.

Segundo o 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), a ocorrência começou após um trabalhador procurar a guarnição e informar que a construção onde atua havia sido arrombada por volta das 4h da segunda-feira (14). Alguns objetos teriam sido levados do local.

Durante as buscas, policiais tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança particulares que mostravam um homem transportando uma carroça com materiais de construção, apontado como possível suspeito do furto.

Com informações sobre a possível localização do homem, os policiais realizaram a abordagem e constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Queimadas, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A informação divulgada pela PM não esclarece se ele também foi formalmente responsabilizado pelo furto investigado.

De Olho no Cariri