Algodão: Prefeita do Cariri paraibano, Anna Lorena, repercute em revista internacional “Forbes” após fala sobre sustentabilidade lucrativa

A prefeita Anna Lorena tem agregado experiências internacionais desde o seu primeiro mandato, sempre em busca de novas oportunidades de crescimento para o município e consequentemente para a região do Cariri paraibano.

Em 2017, esteve na Alemanha, representando a Confederação Nacional dos Municípios, durante a Conferência do Clima das Nações Unidas. Em 2021 participa de Missão Técnica de Benchmarking na Colômbia direcionada para os gestores das instituições parceiras que tratam da questão artesanal, respaldadas no Acordo de Cooperação entre o SEBRAE, Governo do Estado – Programa de Artesanato da Paraíba – PAP; juntamente com representantes dos municípios de Campina Grande e João Pessoa.

Antes, em 2020 aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, uma maior aliança global de cidades e governos locais que se comprometem voluntariamente com a luta contra as mudanças climáticas, incluindo a redução de seus impactos inevitáveis e a facilitação do acesso de todos à energia sustentável e em 2022 Monteiro também aderiu aos 10 princípios da Organização das Nações Unidas (ONU), também chamado pelo Pacto Global. Ainda no mesmo ano Monteiro foi escolhida e agraciada com o Selo de Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença.

E nesta segunda-feira, a “voz” da prefeita Anna Lorena repercutiu na revista americana Forbes, em uma matéria que aborda a perspectiva dos fundos filantrópicos que têm uma visão mais ampla e a ajuda aos produtores de algodão para produzir de forma mais sustentável e lucrativa para si próprios e para as cadeias de abastecimento.

Neste sentido, a revista levanta a problemática com relação ao comprometimento da indústria e do governo nestas ações. Sendo exemplo pelo foco no Brasil, o governo da prefeita Anna Lorena foi referência como impacto positivo. “No Brasil, por exemplo, o governo local está colaborando com a Regenerative Production Landscape Collaborative – RPLC para regenerar preciosos matagais secos no Nordeste, ao mesmo tempo que apoia financeiramente 5.000 famílias. “Temos agora uma iniciativa que visa fomentar e apoiar as cadeias produtivas já existentes na região”, afirma Anna Lorena Nóbrega, prefeita de Monteiro, “com ênfase na promoção de renda digna para agricultores familiares”, diz o trecho retirado da matéria que pode ser acessada clicando neste link

“Estamos constantemente buscando o melhor para o nosso município. Vemos que estamos no caminho certo quando somos notados a nível região, estado, país e fora. Vamos continuar lutando e indo em busca”, comentou a prefeita Anna Lorena ao receber a publicação.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print