O vazamento registrado na barragem de Barreiros, em Sertânia, realmente atrasará a chegada das águas da Transposição do São Francisco na Paraíba. A confirmação é do próprio Ministério da Integração Nacional, que assumiu a responsabilidade pela intercorrência na barragem, mas ressaltou que está com toda sua equipe em campo para diagnosticar o problema e apresentar um novo cronograma de chegada das águas à Paraíba.
O vazamento em Barreiros já foi contido e segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, a preocupação atual é com a segurança da barragem e das famílias que vivem nas proximidades do local.
“Fizemos uma selagem com dique e conseguimos conter todo o vazamento. Agora, nossa preocupação é especificamente com a segurança. Estamos avaliando (prazo da chegada das águas na Paraíba) e estudando. Em um prazo de dois dias iremos fazer um novo cronograma”, afirmou o secretário.
O reservatório de Barreiros é um dos últimos a receber a transposição antes das águas seguirem para a Paraíba. Ainda de acordo com o secretário, a barragem voltará a receber as águas da transposição nesta segunda-feira, mesmo que em pequena quantidade, para que os testes sejam realizados pelos engenheiros da obra e a real causa do vazamento seja descoberta.
“Iremos ver se houve erro de projeto, problema de execução e sei que nós temos que assumir que houve um problema. Em um prazo de até dois dias começaremos a botar água devagar para acompanhar a barragem e caso tenha mais problemas daremos solução definitiva”, pontuou Antônio de Pádua.
De Olho no Cariri