Paraíba já testou 20% da população do estado para a Covid-19

Até esta terça-feira (20), a Paraíba já havia testado mais de 830 mil pessoas para a Covid-19, o equivalente a 20% da população do estado. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) é responsável pelo processamento de boa parte destes testes, com média diária de análise de 1,5 mil amostras do RT-PCR, exame considerado padrão ouro na detecção do vírus.

Desde a ampliação e inauguração das novas instalações, o laboratório já realizou mais de 167 mil exames e opera com a capacidade para o processamento de até 2 mil testes por dia, funcionando em três turnos. As amostras são coletadas pelas secretarias municipais de saúde e enviadas em tempo oportuno para o laboratório. Para que a amostra seja viável, é preciso ser coletada entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. A coleta adequada e o incremento no número de testagem possibilitam ainda manutenção da vigilância sobre as cepas circulantes no estado.

De acordo com o diretor geral do Lacen-PB, Bergson Bezerra, a Paraíba manteve o monitoramento das cepas em circulação durante todos os meses da pandemia. “Essa vigilância genômica propicia a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, além disso, permitiu a identificação do primeiro caso de reinfecção da América Latina e a detecção de cepas de preocupação e interesse mundial como a variante P1”.

O Lacen mantém ainda uma parceria com os laboratórios de biologia molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para onde são enviadas semanalmente 650 amostras para processamento e análise. A parceria possibilita um incremento para a o estudo das amostras e ainda mais celeridade na resposta dos resultados.

Em agosto do ano passado, o Governo do Estado entregou as novas instalações do Lacen-PB, o que contribuiu para o tempo de resposta no resultado das análises, como explica o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros. “Anteriormente as amostras de SWAB coletadas na Paraíba eram enviadas ao centro de referência, o Instituto Evandro Chagas, e isso gerava uma lacuna de aproximadamente 15 dias para o resultado dos exames. Hoje temos um prazo de resposta que gira em torno de 48h entre a chegada da amostra para processamento e o resultado fornecido ao município de origem”.

G1 PB / Foto: Luciano Claudino/Estadão Conteúdo

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou uma operação de combate ao tráfico de drogas no município de São João do Cariri, no Cariri paraibano. A ação resultou na prisão em flagrante de um suspeito e na apreensão de materiais que, segundo a polícia, estariam relacionados à comercialização de entorpecentes.

Durante a abordagem e as diligências realizadas no local, os policiais apreenderam drogas, dinheiro, uma balança de precisão, munições e uma grande quantidade de embalagens que seriam utilizadas para acondicionar e comercializar os entorpecentes.

De acordo com a Polícia Civil, o conjunto de materiais encontrados reforça as suspeitas de que o local era utilizado para a prática do tráfico de drogas. A operação faz parte das ações de enfrentamento à criminalidade desenvolvidas pelas forças de segurança no município e na região.

As investigações devem continuar com o objetivo de identificar possíveis integrantes e ramificações do grupo criminoso, inclusive em cidades vizinhas. A Polícia Civil também reforça a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia 197.

O suspeito preso durante a operação foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos legais, ele permanece à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia.

A Polícia Civil ressalta que as investigações seguem em andamento para esclarecer a extensão das atividades criminosas e identificar outros possíveis envolvidos.

De Olho no Cariri