O secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, garantiu aos pais de alunos matriculados na rede estadual de ensino que jamais fará volta às aulas presenciais que não tenha segurança. O secretário informou que ainda não há data prevista para o retorno das aulas presenciais, mas que quando ele acontecer, será com todos os cuidados para preservar tanto a saúde dos alunos, quanto o aproveitamento pedagógico.
”O retorno depende da avaliação dos casos de covid-19, ainda não temos uma data”, disse. O secretário ressaltou, porém, que a volta às aulas presenciais é importante inclusive para evitar a evasão escolar e as escolas estão atentas para não perder alunos.
Cláudio Furtado explicou que quando a volta das aulas presenciais for autorizada, cada escola fará uma avaliação da situação do conteúdo para decidir as reposições necessárias. A expectativa é que o ano letivo seja estendido até janeiro de 2021 e que mesmo no ano letivo seguinte, os alunos ainda tenham revisões e aulas de reforço sobre conteúdos anteriores.
”Claro que teremos um olhar mais aguçado para os anos finais”, comentou o secretário sobre a necessidade de manter os alunos preparados para o Enem.
O secretário afirmou inclusive, que está sendo discutida a possibilidade de aderir ao quarto ano do ensino médio, programa que já foi adotado em outros estados e seria uma continuidade do terceiro ano em 2021, oferecendo aulas de reforço para os estudantes que concluíram o ensino médio.
Cláudio Furtado afirmou que a situação é atípica, já que não há pandemias como esta com frequência, mas é preciso compreensão e não se pode desistir das aulas. ”É claro que não é um ano normal, estamos em uma pandemia, não vai ser normal, mas os problemas serão resolvidos”.
Ele argumentou que é muito mais fácil oferecer um reforço aos alunos em 2021 para recuperar os conteúdos perdidos, do que iniciar todo o conteúdo novamente como se 2020 não tivesse existido.
Click PB