A Prefeitura Municipal de Livramento, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante este sábado (20), na Escola Ministro Alcides Carneiro, a capacitação com toda a rede de ensino para melhorar e implantar o protocolo oficial de aulas remotas no município de Livramento. Os professores e equipe pedagógica estão passando por toda uma preparação e o Conselho Municipal de Educação deverá aprovar esta semana a metodologia unificada de ensino à distância, para os alunos da rede municipal enquanto perdurar a pandemia.
Pela manhã, a capacitação foi voltada à equipe gestora da Secretaria de Educação, de forma presencial, porém seguindo todas as normativas de biossegurança. No turno da tarde, a capacitação foi de forma virtual com os docentes da rede educacional.
Na ocasião, a professora doutora Tarciana Sampaio Costa fez uma importante explanação sobre os novos métodos de ensino. O conteúdo prático foi ministrado aos profissionais que atuarão como técnicos de informática e também aos professores, de forma que será montada uma estrutura de apoio aos educadores e alunos para a nova forma de ensino, que será efetivamente implantada a partir de julho.
O município irá mesclar o uso de ferramentas como WhatsApp, Telegram, Materiais Impressos enviados aos alunos que não tem acesso a internet e também através de Pendrive para aqueles que possuem como utilizá-los.
A prefeita Carmelita Ventura, que também é professora, acompanha de perto a implantação do sistema e afirmou que o município está fazendo tudo que for possível para montar uma estrutura pedagógica e funcional com objetivo de minimizar os danos aos alunos do município.