Edna Henrique propõe emendas para que contratações e compras públicas tenham mais transparência durante a pandemia

A deputada federal Edna Henrique (PDSB) sugere que as compras, licitações e contratações dos poderes públicos em todo o país tenham mais transparência, controle das operações e que as fiscalizações sejam reforçadas. As emendas foram encaminhadas, nesta terça-feira (18), à Câmara Federal, em coautoria com a deputada federal Bia Cavassa (PSDB), do Mato Grosso do Sul.

“Nosso objetivo, com a propositura dessas emendas, é aprimorar essa Medida Provisória, pois precisamos intensificar as fiscalizações durante essa pandemia. De modo que possamos acompanhar as transações financeiras, que estão sendo feitas em todo o Brasil nesse período. Sobretudo no que diz respeito ao dinheiro público, que cada vez mais precisa ser usado de forma correta para minimizar os efeitos do novo Coronavírus”, explica Edna Henrique

As três emendas foram propostas para serem incluídas na Medida Provisória 961/20, do Governo Federal, que autoriza pagamentos antecipados nas licitações, contratos, altera os limites de dispensa de licitação e amplia o uso do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), durante o estado de calamidade pública.

“Essa Medida Provisória autoriza que as compras emergenciais ocorram sem licitações e em caráter de urgência. Porém não é porque o dinheiro pode ser usado sem passar pelos trâmites normais que não estaremos atentas. Pelo contrário, estamos propondo justamente esse controle para que as verbas possam ser usadas de forma coerente e para amenizar de fato a propagação da Covid-19”, acrescenta a deputada.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Festival Literário FLIBARRA 2026 está com inscrições abertas para o concurso de criação de seu mascote oficial. A iniciativa busca incentivar a criatividade e valorizar a literatura, a cultura, a diversidade e a identidade local por meio de personagens criados pelo público.

As inscrições acontecem de 2 a 8 de outubro. Os interessados devem consultar o edital, disponível no site da Prefeitura, para conferir as regras de participação e as orientações para a apresentação das propostas.

O vencedor do concurso receberá um prêmio de R$ 1.000,00, além de ter sua criação incorporada à história do festival.

Com o tema “Onde todas as vozes florescem: histórias, afetos e diversidade”, o FLIBARRA 2026 convida a população a participar da construção de sua identidade visual, transformando ideias e desenhos em um símbolo oficial do evento.

De Olho no Cariri

Com Cariri em Ação