Meteorologista explica causas das fortes chuvas na Paraíba e prevê mais precipitações para as regiões do Cariri e Sertão

As precipitações chuvosas que vem caindo na Paraíba, tem uma explicação e segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, as chivas não estão dentro da média para este período do ano.

“O período de chuvas é de fevereiro a maio [na parte oeste do estado], portanto, é normal que as regiões do Cariri e Sertão recebam água”, comentou Marle destacando também que a tendência é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no semiárido paraibano.

O reservatório Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, no Carri da Paraíba, ganhou 17 milhões de metros cúbicos de água (m³) entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2020, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

No dia 8, o reservatório estava com 14,72% do volume total, o equivalente a 70 milhões de metros cúbicos. Após as chuvas nas regiões do Cariri e Sertão do estado, até ontem dia 14, o açude chegou a 18,85% do volume total, com 87 milhões de metros cúbicos e uma alta de 4,13 pontos percentuais.

PB Agora

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Faleceu nesta quinta-feira (24), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Rosimere Silva Medeiros, de 37 anos, vítima de um grave acidente ocorrido na PB-200, no município de Santo André, no Cariri paraibano.

Rosimere estava internada desde o mês de junho, após sofrer o acidente nas proximidades de uma creche, nos arredores da cidade. De acordo com as informações divulgadas, ela conduzia uma motocicleta quando colidiu violentamente com um garrote que estava solto na rodovia. Desde então, permanecia hospitalizada tentando se recuperar dos ferimentos.

Moradora de Santo André, Rosimere deixa o companheiro e dois filhos. Segundo informações apuradas pelo portal Heleno Lima, a família havia retornado de São Paulo com o objetivo de construir uma casa e criar os filhos no município, buscando uma vida mais tranquila no Cariri.

Rosimere e o marido trabalhavam juntos com a venda de pastéis, caldo de cana e outros produtos em feiras e festas realizadas nas cidades da região. A confirmação de sua morte, após meses de internação, causou comoção entre familiares, amigos e moradores de Santo André.

De Olho no Cariri

Com Heleno Lima