As fortes chuvas que atingem parte da Paraíba desde a última quarta-feira (12) não devem cessar nas próximas horas e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de classificação máxima de risco.
Ao todo, 33 cidades paraibanas estão incluídas no alerta vermelho que começou a vigorar desde às 9h35. Ele deverá vigorar pelo menos até as 19h desta quinta-feira (13), podendo ser prorrogado caso haja a necessidade e trata a situação com “grau de severidade de grande perigo”
As orientações feitas à população são para se proteger da situação ficando distante de aparelhos elétricos e que o quadro geral de energia seja desligados; observar alteração nas encostas; permanecer em local abrigado; em caso de situação e inundação, ou similar, proteger os seus pertences da água os envolvendo em sacos plásticos.
O instituto ainda cita que as áreas do Agreste, Brejo Paraibano, Litoral e Mata paraibano são as de maior risco. A região corre risco de grandes alagamentos e transbordamento de rios, grandes deslizamentos de encostas nas cidades com áreas de risco.
Confira as cidades incluídas no alerta:
- Araçagi
- Bayeux
- Baía Da Traição
- Caldas Brandão
- Capim
- Conde
- Cruz Do Espírito Santo
- Cuité De Mamanguape
- Curral De Cima
- Duas Estradas
- Gurinhém
- Itapororoca
- Jacaraú
- João Pessoa
- Lagoa De Dentro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mari
- Mataraca
- Mulungu
- Pedras De Fogo
- Pedro Régis
- Pilar
- Pitimbu
- Riachão Do Poço
- Rio Tinto
- Santa Rita
- Sapé
- Sertãozinho
- Sobrado
- São Miguel De Taipu
- Alhandra
Com Wscom