Artista plástico caririzeiro realiza restauração dos “Pioneiros da Borborema”

Após ser alvo de vandalismo, o monumento “Os Pioneiros da Borborema”, um dos cartões postais de Campina Grande, foi restaurado. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (28) pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura (Codecom). O trabalho foi realizado pelo artista plástico natural de Aroeiras, no Cariri, José Aluísio da Silva – escultor contratado para restaurar o monumento.

Uma das estátuas do monumento, localizado às margens do Açude Velho, teve um braço quebrado na noite do dia 20 de setembro. Segundo a assessoria, o prefeito Romero Rodrigues recomendou que a Secretaria de Serviços Urbanos fizesse um levantamento sobre os prejuízos causados e pediu que fosse feita a restauração o mais rápido possível, levando em conta que no dia 11 de outubro é o aniversário da cidade.

Ainda nesta sexta-feira (28) a assessoria divulgou que, a princípio, a Polícia Militar não soube informar se o monumento foi alvo de vândalos, já que não existem provas de que a estátua foi realmente quebrada ou vítima da ação do tempo. Porém, para o Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Geraldo Nobre, não restam dúvidas de que o monumento foi quebrado de forma proposital.

De acordo com a assessoria, além da restauração, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) vai reforçar a vigilância para evitar que o fato se repita. “Infelizmente ainda existem essas pessoas que praticam o vandalismo, quebrando ou pichando o patrimônio público. Isso é crime e se identificarmos quem fez isso será autuado de acordo com a Lei”, disse o secretário Geraldo Nobre.

A assessoria informou que o trabalho de restauração do monumento foi feito pelo artista plástico e escultor José Aluísio da Silva, natural da cidade de Aroeiras, no Cariri paraibano. Atualmente, o artista mora em Campina Grande e tem trabalhos de restauração de imagens religiosas por todo o país. Além disso, o escultor trabalha na produção de troféus, medalhas, comendas e bustos.

Inaugurado no centenário de Campina Grande, no ano de 1964, o monumento “Os Pioneiros da Borborema” virou ponto turístico do município. Instaladas às margens do Açude Velho, as estátuas foram trazidas do Rio de Janeiro e apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade.

O índio representa o início de tudo. A catadora de algodão faz referência à “Era de Ouro” de Campina Grande, quando o município se tornou o segundo maior exportador de algodão do mundo. E o tropeiro presta homenagem à vocação comerciária da cidade apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade.

Com G1

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print