Número de inscritos no Enem cai 20% na Paraíba

O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano caiu 20% na Paraíba em relação à 2017. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, em 2018 foram 151.494 inscritos contra 189.149 do ano passado.

Esta é a primeira edição do Enem em que a solicitação de isenção foi anterior à inscrição, e que os participantes que estavam isentos e faltaram tiveram que justificar a ausência para obter novamente a gratuidade. A taxa de inscrição manteve o mesmo valor da última edição: R$ 82.

Segundo o Inep, dos 2.017.253 ausentes no Enem 2017, 1.692.074 (83,8%) estavam isentos. Dos 222.132 ausentes reincidentes, 206.100 (92,7%) não tinham pagado para fazer o Exame. Apenas 4.345 conseguiram justificar a ausência.

Em todo o país, o Enem recebeu 6.774.891 inscrições. No entanto, o número ainda pode subir, já que há a possibilidade de que novas inscrições sejam confirmadas via recursos ou decisão judicial.

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O município de Ouro Velho viverá uma noite especial de fé, devoção e celebração no próximo dia 23 de setembro, com a inauguração do Mirante Nossa Senhora das Graças. A programação preparada para marcar a entrega do novo espaço contará ainda com o Evangeliza Show do Padre Fabrício, reunindo fiéis de toda a região.

A solenidade terá início às 18h, com a celebração da Santa Missa. Logo depois, será realizada a bênção do monumento dedicado a Nossa Senhora das Graças, oficializando a inauguração do mirante e sua entrega à população.

Construído como um espaço dedicado à religiosidade, o novo mirante passa a integrar os pontos de visitação de Ouro Velho, fortalecendo também o potencial do município para receber fiéis e visitantes interessados no turismo religioso.

Após os atos de inauguração, a programação seguirá às 20h, com o Evangeliza Show do Padre Fabrício. O sacerdote conduzirá um momento de música, oração e espiritualidade, encerrando a noite de celebrações.

O prefeito Dr. Júnior destacou que a entrega do mirante representa mais do que uma nova estrutura para o município, simbolizando também a valorização da fé e das tradições religiosas da população.

“Será uma noite muito especial para Ouro Velho. Estamos preparando esse momento com muito carinho e fé, e queremos convidar toda a população de Ouro Velho e os nossos amigos de todo o Cariri para estarem conosco nessa inauguração. O Mirante Nossa Senhora das Graças representa um espaço de fé, devoção e também de valorização da nossa história e da nossa cultura. Será uma grande celebração para todos nós”, afirmou.

A expectativa é de que a inauguração reúna moradores de Ouro Velho, famílias, fiéis e visitantes de diferentes municípios do Cariri. Toda a programação será aberta ao público.