CDSA realiza IV Encontro de Iniciação a Docência Diversidade a partir desta terça-feira

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Diversidade realizará desta terça-feira (20) até a quinta-feira (23), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus Sumé da UFCG, o IV Encontro de Iniciação a Docência Diversidade – Enidiversidade.

A conferência de abertura terá como tema “Descolonizar o pensamento, contextualizar a educação intercultural e reencantar a convivência com o semiaridez” e será proferida pelo professor José de Souza e Silva, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

O público-alvo do evento são bolsistas, supervisores e coordenadores do Pibid e Pibid Diversidade, estudantes da Educação Básica, lideranças dos Movimentos Sociais, estudantes da graduação que não são bolsistas Pibid/egressos da Licenciatura em Educação do Campo, estudantes de pós-graduação e professores de ensino superior.

A programação completa e a inscrição do evento pode ser feita no site.

O evento tem como objetivos socializar e refletir sobre as práticas desenvolvidas nas Escolas do Campo, a partir da intervenção do Pibid Diversidade e sua contribuição para a formação docente no semiárido brasileiro; Aprofundar temáticas centrais na formação docente com estudantes e professores da Educação Básica e Superior; Possibilitar a interação e o diálogo entre a produção acadêmica de iniciação a docência, pesquisa e extensão com as Escolas de Educação Básica, e que referenciais trazem para a educação na convivência com o semiárido; Contribuir com proposições para o fortalecimento das parcerias entre Universidade, Escola Pública e Movimentos Sociais na resistência ao modelo neoliberal e a retirada dos direitos sociais.

Projeto Pibid Diversidade

“Tecendo saberes e práticas no aprender docente do campo: olhares, diálogos e interações” do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/UFCG, que se encontra em andamento desde março de 2014, coloca-se como uma iniciativa afirmativa e inovadora na perspectiva do fortalecimento da iniciação a docência dos licenciando em Educação do Campo, e no seu diálogo na articulação do ensino, pesquisa e extensão nas Escolas de Educação Básica do Campo do Semiárido.

Com Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG

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