O promotor de justiça da Comarca de Taperoá, Dr. Uirassu de Melo Medeiros, denunciou o vaqueiro Josivaldo Vidal Ferreira pelo crime de denunciação caluniosa, delito tipificado no artigo 339 do Código Penal. A denúncia se deu porque Josivaldo tentou incriminar falsamente o filho e o irmão da prefeita Carmelita Ventura, Paulinelli Ventura e José Josemar Ventura respectivamente.
Segundo relato da denúncia do Ministério Público, no dia 31 de outubro de 2016, Josivaldo foi à delegacia de polícia de Livramento denunciando que seu caminhão, um Ford F4000, havia sido furtado por Paulinelli Ventura. Na verdade, Josivaldo perdeu uma aposta no último pleito eleitoral e havia entregado o carro como pagamento de parte da transação e espertamente foi à delegacia incriminar o filho da prefeita para tentar resgatar o veículo.
Durante a investigação ficou ainda descoberto que Josivaldo havia dado um cavalo para complementar a aposta e ficou devendo mais R$ 20 mil. O veículo já estava em posse do tio de Paulinelli, José Josemar Ventura, que havia comprado o caminhão e estava com o mesmo no momento da abordagem policial.
O Ministério Público quer agora que a Justiça enquadre Josivaldo pelo crime de denunciação caluniosa e o faça reparar o dano causado à família da prefeita Carmelita Ventura. A denúncia contra Josivaldo foi protocolada como processo de número 0000112-03.2017.815.0091 e se condenado, ele pode pegar de 2 a 8 anos de prisão.