Governo promoverá seminário para discutir cursos da escola técnica de Serra Branca

As seis unidades do Instituto Federal de Educação (IFPB) que serão implantadas na Paraíba a partir do próximo ano deverão capacitar profissionais que consigam atender demanda do mercado local, conforme discussão feita na reunião realizada nessa segunda-feira (6), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), que vai orientar os novos campi na concepção de cursos nesse sentido.

De acordo com o secretário Lindolfo Pires, o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais do Estado da Paraíba (Plades), coordenado pela secretaria, vai realizar um mapeamento no Estado e orientará na implantação dos centros de ensino técnico de acordo com as vocações de cada região.

O município de Serra Branca, no Cariri paraibano, irá sediar um dos centros. Os outros serão nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Sousa, Patos e Itaporanga.

A articulação de nova concepção das escolas técnicas na Paraíba também está sendo feita pela Secretaria de Estado de Educação e Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que reconheceram no Plades um instrumento articulador para promover o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Paraíba.

“Não podemos preparar um profissional, sem pensar na sua inserção no mercado de trabalho, pois o desenvolvimento local passa pela geração de emprego e renda”, lembrou Lindolfo Pires.

As duas secretarias de governo e o Governo Federal deverão promover na primeira semana de abril um seminário para discutir os APLs das regiões que receberão as novas escolas técnicas, em data a ser divulgada. “Se Sousa se destaca como pólo produtor de laticínio, temos que pensar num campus que ofereça uma grade curricular voltada para esse mercado”, disse o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

 

De Olho no Cariri

Com Secom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print