Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade para 20 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (31) o projeto de lei que amplia a licença-paternidade no Brasil. De acordo com o texto, a extensão ocorrerá de forma gradual, passando dos atuais cinco dias para 10 dias em 2027; 15 dias em 2028; e 20 dias em 2029.

“São 38 anos de espera pra regulamentar a licença-paternidade e ampliar essa licença, que hoje tem cinco dias, depois vai para 10, 15 e 20 dias. Essa foi uma conquista conjunta da sociedade civil com o Parlamento e com a nossa participação”, destacou a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“A mulher já conquistou o mercado de trabalho fora, mas o homem ainda não conquistou a cozinha. Essa lei vai ensinar os homens a dar banho em criança, a acordar de noite para cuidar da criança quando chora. Ele vai ter que aprender a trocar fralda”, disse Lula. “É uma lei que eu sanciono com muito prazer”, completou.

Entenda

O projeto de lei foi aprovado no Senado no último dia 4. O tema, entretanto, era debatido no Congresso Nacional há 19 anos, depois de ser apresentado pela ex-senadora Patrícia Saboya, em 2007, e relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA).

Entre os argumentos para aprovação do texto está a possibilidade de maior participação dos pais nos cuidados com os filhos recém-nascidos ou adotados.

Quando foi aprovado na Câmara dos Deputados, em novembro do ano passado, o relator Pedro Campos (PSB-PE) afirmou que nenhum direito é mais fundamental do que o de nascer cercado de cuidado. O deputado lembrou que o tema era alvo de debates desde a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988.

Agência Brasil 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar resultou, nesta segunda-feira (21), na apreensão de um rifle Winchester calibre .44 e cerca de 150 munições na zona rural de Taperoá, no Cariri paraibano.

A apreensão aconteceu nas proximidades do sítio Riacho Escuro, na estrada que liga Santo André a Taperoá. As equipes foram acionadas após uma denúncia de que um homem estaria em uma área de mata efetuando disparos.

Os policiais foram até o local, mas o suspeito conseguiu fugir ao perceber a presença das equipes, abandonando o rifle e as munições.

O material foi apreendido e encaminhado para os procedimentos cabíveis. A ocorrência deverá ser investigada para identificar o responsável pela arma e esclarecer as circunstâncias dos disparos.

DE OLHO NO CARIRI

Com Paraíba Mix