Queda histórica na mortalidade comprova avanço da saúde em São João do Tigre

São João do Tigre vive um novo momento na área da saúde pública. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, revelam uma queda expressiva na taxa geral de mortalidade do município, evidenciando os avanços obtidos com investimentos, ampliação de serviços e fortalecimento da rede de atendimento à população durante a gestão do prefeito Marcio Leite.

Em 2020, o município contabilizou 62 óbitos no total, sendo 41 por residência (no domicílio) e 21 por ocorrência na rede hospitalar. Já em 2025, esse número caiu para 25 óbitos, dos quais 17 ocorreram por residência e apenas 8 em unidades hospitalares. A redução representa uma queda de 59,67% em relação a 2020.

Outro dado que chama atenção é a taxa de óbitos por mil habitantes. Em 2020, São João do Tigre registrava 14,54 óbitos por mil habitantes. Em 2025, esse índice caiu para 5,74, reforçando a melhoria significativa nos indicadores de saúde e na qualidade da assistência prestada à população.

Para o secretário municipal de Saúde, Elisandro de Andrade, os números refletem um trabalho planejado e comprometido com a vida.

“O dado que faz todo o esforço valer a pena. Quando assumimos o compromisso de cuidar da saúde de São João do Tigre, sabíamos que o desafio era grande. Mas os números oficiais do Ministério da Saúde acabam de confirmar: estamos no caminho certo.”

O secretário destacou ainda que a redução da mortalidade está diretamente ligada à ampliação dos serviços ofertados.

“Garantimos o maior volume de exames laboratoriais e clínicos da história, a maior quantidade de consultas e procedimentos de média e alta complexidade, além da realização do maior número de cirurgias de todos os tempos. Também trouxemos especialidades médicas para o território municipal.”

Outro marco importante foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 2025, fortalecendo o atendimento em situações de urgência e emergência.

“O SAMU reforça nossa capacidade de resposta rápida e, sem dúvidas, contribuirá ainda mais para que nossa população viva mais e melhor”, completou Elisandro.

O prefeito Márcio Leite também destacou que os números comprovam um modelo de gestão que tem gerado resultados concretos em todas as áreas da administração.

“Esses dados só vêm confirmar que São João do Tigre vive um novo tempo. Temos um modelo de gestão que avança na qualidade de vida da população em todas as áreas, e na saúde não poderia ser diferente. Cuidar das pessoas sempre foi e continuará sendo prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

De Olho no Cariri

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A ex-prefeita de Santo André, Silvana Marinho, declarou apoio ao deputado federal Hugo Motta durante um evento político realizado nesta sexta-feira (21), em Juazeirinho. Silvana esteve acompanhada do pai, o ex-prefeito Dr. Marinho, além das lideranças Arimatéa Porto e Rivaldo Júnior.

A movimentação reforça o distanciamento político entre Silvana e o prefeito de Santo André, Edglei. No último dia 11 de agosto, a ex-prefeita já havia sinalizado o rompimento ao anunciar que votará em Adriano Galdino para deputado estadual, contrariando a orientação política do prefeito.

Apesar do afastamento, Edglei mantém uma base política considerada fortalecida no município. O grupo conta com o vice-prefeito, os sete vereadores da base governista, todos os suplentes ligados ao grupo, além de outras lideranças locais, como Fabrício da Malhada Alegre.

Outro ponto que chama atenção no cenário político é a posição de Zenaldo Marinho e Assis Benjamim, irmão e cunhado de Silvana, respectivamente. Os dois decidiram permanecer no grupo de Edglei, acompanhando os candidatos apoiados pelo prefeito e não aderindo ao movimento de oposição liderado por Silvana.

As recentes movimentações começam a mexer com o tabuleiro político de Santo André e já alimentam especulações sobre a sucessão municipal de 2028. O cenário ainda está em construção, mas as articulações antecipadas aumentam a expectativa em torno de possíveis candidaturas a prefeito e vice-prefeito.

Nos bastidores da política local, uma das perguntas que começa a ganhar força é: a oposição de Santo André, formada por lideranças como Júnior, Patrícia, Neguinho e Arimatéa, aceitará ser liderada por Silvana Marinho nas eleições de 2028?

Até lá, o cenário deve passar por novas alianças, rompimentos e mudanças de posicionamento, que poderão definir os rumos da disputa municipal.

De Olho no Cariri