Estudantes de Livramento representarão a Paraíba na final nacional do desafio Manna Champion Quantum, em Curitiba

A equipe “Quantumania”, formada por estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivaldo Vilar, foi classificada para a grande final nacional do Desafio Manna Champion Quantum, que acontecerá no próximo dia 27 de novembro, na cidade de Curitiba (PR).

O grupo é composto pelos estudantes Davi Santos, Kauane Lima, Pedro Sales e Yasmin Joyce, sob a mentoria do professor Gildivan Ferreira. Eles irão representar não apenas a escola, mas também todo o município de Livramento (PB) na competição, que reúne jovens talentos de diversas partes do país.

O desafio, promovido pelo Ecossistema Manna Team, projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) coordenado pela professora Linnyer Ruiz Aylon, tem como objetivo estimular o protagonismo estudantil e o interesse pela ciência e tecnologia.

Nesta edição, as equipes participantes foram desafiadas a criar vídeos educativos no formato “pitch” com até 3 minutos, explicando de maneira simples e criativa os conceitos da computação quântica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a turma do 9º ano foi escolhida para representar a escola no projeto, com sete equipes inscritas inicialmente. A equipe Quantumania se destacou pela clareza, criatividade e didática na apresentação do tema.

A Prefeitura Municipal de Livramento, por meio da Secretaria de Educação, parabeniza os estudantes e o professor mentor pela conquista e reforça o compromisso com a valorização da inovação e da aprendizagem científica nas escolas municipais.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O projeto “O Mágico de Oz na Escola do Campo: uma leitura em três atos”, desenvolvido em Boa Vista, conquistou o 1º lugar na 3ª Gerência Regional de Educação e foi apresentado durante o III Seminário de Boas Práticas – Territórios que Alfabetizam, promovido no âmbito do programa Alfabetiza Mais Paraíba, do Governo do Estado.

A iniciativa foi idealizada pela professora Albaneide, com a participação dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Severino Tavares da Silva, localizada na comunidade Cacimba Nova. Inspirado na obra O Mágico de Oz, o projeto utilizou a literatura como ferramenta para estimular a leitura, a escuta, a inclusão e o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

A proposta envolveu estudantes, equipe escolar, pais, Secretaria Municipal de Educação e gestão municipal, fortalecendo a participação da comunidade no processo de aprendizagem e demonstrando a importância de estratégias educativas que aproximam o conhecimento da realidade dos alunos.

De Olho no Cariri