Indústria de reciclagem em Campina Grande é embargada por despejo irregular de esgoto

Uma operação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no bairro Jardim Paulistano, em Campina Grande, resultou no embargo de uma indústria de reciclagem de plástico nesta terça-feira (13). Técnicos do órgão identificaram que a empresa não sanou irregularidades apontadas em autuação prévia do órgão e continuou despejando esgoto sem tratamento na rede de drenagem pluvial, ocasionando riscos de contaminação do meio ambiente.

A ação contou com a participação de membros da Coordenadoria de Medições Ambientais, do Setor de Resíduos Sólidos e da Divisão de Fiscalização da Sudema em Campina Grande. A primeira visita foi feita ainda em janeiro, quando foi possível identificar a falta de tratamento do esgoto produzido, a destinação inadequada dos resíduos sólidos resultantes do trabalho da indústria e o lançamento irregular na rede de drenagem.

A licença de funcionamento do estabelecimento exigia uma estação de tratamento própria e a conexão com a rede de esgoto. A empresa foi autuada e recebeu um prazo para solução dos problemas.

Na vistoria desta terça (13), no entanto, ficou constatada a manutenção do problema.

“A rede de drenagem é preparada para receber apenas água de chuva, que é direcionada para corpos hídricos ou para o solo a depender da região. Quando ela recebe contribuição de esgoto há um grande risco de contaminação do meio ambiente e por isso essas medidas são necessárias”, afirmou o chefe da Divisão de Controle de Poluição da Sudema, Raphael Caiña. A empresa terá que sanar as irregularidades e notificar a Sudema com um pedido de levantamento de embargo.

Com MaisPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O projeto “O Mágico de Oz na Escola do Campo: uma leitura em três atos”, desenvolvido em Boa Vista, conquistou o 1º lugar na 3ª Gerência Regional de Educação e foi apresentado durante o III Seminário de Boas Práticas – Territórios que Alfabetizam, promovido no âmbito do programa Alfabetiza Mais Paraíba, do Governo do Estado.

A iniciativa foi idealizada pela professora Albaneide, com a participação dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Severino Tavares da Silva, localizada na comunidade Cacimba Nova. Inspirado na obra O Mágico de Oz, o projeto utilizou a literatura como ferramenta para estimular a leitura, a escuta, a inclusão e o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

A proposta envolveu estudantes, equipe escolar, pais, Secretaria Municipal de Educação e gestão municipal, fortalecendo a participação da comunidade no processo de aprendizagem e demonstrando a importância de estratégias educativas que aproximam o conhecimento da realidade dos alunos.

De Olho no Cariri