Primeira doação de coração em 2025 na Paraíba é de uma mulher de Juazeirinho, de 45 anos, vítima de acidente de trânsito

A Central de Transplantes da Paraíba, unidade de alta complexidade da rede de saúde do Governo do Estado, registrou, no fim da manhã desta quarta-feira (5), no Hospital de Trauma de Campina Grande, a primeira doação de coração de 2025 no Estado.

Além do coração, também foram doadas as córneas.

Tereza Clementino, natural do sítio Mendonça, no município de Juazeirinho, tinha 45 anos, era viúva e deixou seis filhos. Ela foi vítima de um trauma crânio-encefálico (TCE) decorrente de um acidente de moto na cidade de Juazeirinho.

A permissão para a doação foi dada pela família após a confirmação da morte encefálica, atestada por meio de um protocolo de verificação rigoroso realizado pela equipe médica.

Sem receptor compatível na Paraíba, o coração foi enviado para Pernambuco, onde foi recebido por uma mulher de 50 anos.

O órgão foi transportado até o aeroporto de Campina Grande por uma equipe do Corpo de Bombeiros e, de lá, somou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até a cidade de Recife.

Já as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos, responsável pelo processo de armazenamento, seleção e destino das córneas doadas.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, reforça a importância da conscientização das famílias e do trabalho realizado para salvar vidas.

“Eu sempre destaco a generosidade das famílias doadoras, pois é uma decisão tomada em um momento difícil e de profunda dor. Gostaria de confessar e expressar minha sincera gratidão à equipe da Central de Transplantes, à Secretaria de Saúde do nosso estado e ao Governo da Paraíba pelo incansável apoio e apoio na política de doação de órgãos e tecidos. É por meio dessa colaboração e comprometimento que podemos transformar vidas e oferecer esperança a tantas pessoas que aguardam por um novo começo”, afirmou.

Essa foi a quinta doação de múltiplos órgãos registrados este ano na Paraíba.

Ainda aguardam na lista de espera no estado 747 pessoas, sendo três para coração, 38 para fígado, 206 para rim e 500 para córneas.

De Olho no Cariri

Com Heleno Lima

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)  liberou a candidatura de Daniella Ribeiro (PP) como primeira suplente de Nabor Wanderley (Republicanos). O TRE negou a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, movida pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi por unanimidade.

A ação indagava  presença de Daniella na chapa por ela ser a mãe do governador Lucas Ribeiro (PP), que é candidato à reeleição do governo do estado. O MPE (Ministério Público Eleitoral) que apresentou o pedido de impugnação, afirmava que a regra de inelegibilidade prevista no artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal atingia a senadora, que deixou de concorrer à renovação do seu mandato para disputar uma vaga de suplência.

Desde o ano passado que Daniella declarava abrir mão da disputa pela reeleição após a confirmação da candidatura do filho ao Governo do Estado, no entanto, afirmou ter repensado diante o convite e que a decisão tem haver com o projeto político para a Paraíba.

“Eu abri mão da possibilidade de um mandato de reeleição. Todo mundo sabe disso. Mas se fosse apenas por ser meu filho e não tivesse história, e se não fosse um governo e um grupo que vêm fazendo a diferença na Paraíba, certamente eu não teria aberto mão”, disse.

A parlamentar rebateu subjeções acerca de a suplência ser rebaixamento político ao lembrar que a decisão de grupo prevalece e de que suas bandeiras voltadas à defesa da mulher serão mantidas, bem como de sua trajetória como a primeira mulher eleita senadora pela Paraíba e a primeira mulher a ocupar a Primeira-Secretaria do Senado Federal.

Com ClickPB