Comitê interinstitucional fiscaliza abrigo São Vicente de Paulo, em Serra Branca

O Comitê Interinstitucional de Fiscalização de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), coordenado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), inspecionou, nessa quarta-feira (23/10), o abrigo São Vicente de Paulo, instituição de longa permanência para idosos (Ilpi), localizada no município de Serra Branca, no Cariri Paraibano.

As principais inadequações encontradas na instituição inspecionada foram acessibilidade parcial, quartos com precária ventilação e estrutura inadequada e insuficiente para a quantidade de pessoas acolhidas, além de fragilidades no atendimento às pessoas idosas pela rede local de assistência social e saúde.

Participaram da fiscalização o promotor de Justiça de Serra Branca, Leonardo Cunha Lima de Oliveira, que atua na defesa da cidadania, e integrantes do Comitê; profissionais do Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); dos conselhos regionais de Serviço Social, de Farmácia, de Enfermagem, de Nutrição, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Idosas, além de servidores do Ministério Público.

Conforme explicou o promotor de Justiça Leonardo Cunha Lima de Oliveira, os órgãos que participaram da inspeção elaborarão relatórios que vão nortear a atuação do MPPB para garantir que os idosos atendidos pelo estabelecimento tenham seus direitos assegurados. “Já existe na Promotoria de Justiça um procedimento instaurado para acompanhar a situação da instituição de acolhimento. Vamos aguardar o envio dos relatórios dos órgãos técnicos para instaurar novo procedimento e tomar as medidas necessárias para que sejam sanadas as irregularidades identificadas”, detalhou.

Ascom MPPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O prefeito Alexandre Pereira realizou uma visita técnica à obra da futura agência da Caixa Econômica Federal em Serra Branca, empreendimento que está em fase final de acabamento e que promete ampliar o acesso da população aos serviços bancários e fortalecer o desenvolvimento econômico do município e de toda a região do Cariri paraibano.

Durante a visita, o gestor percorreu as instalações da nova unidade acompanhado de integrantes da equipe municipal, observando os últimos detalhes da obra que deve ser inaugurada até o final do ano. As imagens mostram a estrutura praticamente concluída, com ambientes internos amplos e modernos, reforçando a expectativa pela inauguração da agência.

A nova unidade da Caixa atenderá não apenas Serra Branca, mas também moradores de 12 municípios do Cariri, consolidando a cidade como um importante polo regional. A agência oferecerá acesso a serviços bancários, programas sociais, financiamentos habitacionais, linhas de crédito para empreendedores e diversos outros atendimentos disponibilizados pela instituição financeira.

CONFIRA O VÍDEO DA VISISTA À OBRA:

A expectativa é que a nova estrutura contribua para movimentar o comércio local, gerar oportunidades de negócios, facilitar o acesso da população aos serviços financeiros e impulsionar o crescimento da economia regional.

DE OLHO NO CARIRI