Presidente do TCE faz alerta a prefeitos sobre excessos de gastos em festas juninas na Paraíba: ‘Não pode extrapolar’

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, fez um alerta, nesta segunda-feira (22), aos gestores municipais sobre o excesso de gastos na realização de festas juninas este ano no estado. Segundo ele, os prefeitos não podem extrapolar os gastos, principalmente aqueles que administram cidades onde vigoram o decreto de calamidade pública.

De acordo com Nominado, dos 223 municípios paraibanos, 157 estão em estado de calamidade. “Não pode extrapolar, porque como é que você tem uma cidade que está com calamidade pública e pretende gastar com a realização de grandes festas?”, questionou.

O presidente do TCE ressaltou que os gestores estão se adequando à nova realidade e baixando os custos com as contratações de artistas. Ele também revelou que o modelo adotado por alguns municípios, onde a realização da festa é terceirizado para uma empresa privado é permitido desde que os shows sejam abertos ao público e a cidade tenha um retorno com o evento. “Até agora não tivemos problemas, o que não pode é a empresa cobrar e privar a população de participar dos shows”, contou,.

Com Portal Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Serra Branca recebeu, na segunda-feira (14), a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para uma etapa decisiva do processo que prevê a pavimentação de 18 ruas em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) no município.

A visita foi conduzida pelo engenheiro fiscal Elton Cruz e teve como objetivo realizar a vistoria técnica e a aprovação dos trechos que serão contemplados. Com a conclusão desta etapa, o processo segue agora para os procedimentos finais que antecedem a execução, com expectativa de que os serviços sejam iniciados nos próximos dias.

As novas pavimentações alcançarão vias localizadas em diferentes áreas da cidade, contemplando os bairros Centro, Pereiros, Malvinas, Limeirão, Alto da Conceição e Odonzão, ampliando os investimentos realizados na infraestrutura urbana de Serra Branca.

Entre as vias contempladas estão as ruas Inácia F. Rangel, Clisaldo Farias de Souza, Pedro Bezerra de Lima, Adelmo Bezerra de Souza, Heleno Ricardo da Silva, Projetada 01, João Batista Pereira de Lima, Maurília Caldeira de Brito, José Rogério A. Martins – Trecho 02, José do Patrocínio, José Antonino de Souza, Terezinha A. Gonçalves, José Aderaldo G. de Souza – Trecho 02, Projetada Paralela a PB200 – Trecho 02, Quitéria Almeida Diniz – Trecho 01, Geraldo Caetano de Araújo, José da Guia A. Moreira e José Antonino Primo.

A intervenção com pavimentação em CBUQ deverá proporcionar melhores condições de mobilidade e trafegabilidade, além de solucionar problemas enfrentados cotidianamente pelos moradores de ruas ainda não pavimentadas e contribuir para a valorização das áreas beneficiadas.

O prefeito Alexandre destacou que a aprovação técnica representa mais uma etapa vencida e ressaltou a expectativa para que as obras possam chegar efetivamente às comunidades contempladas: “Estamos falando de 18 ruas e, principalmente, de muitas famílias que aguardam por essa melhoria. Para quem mora em uma rua sem pavimentação, sabemos o que significa conviver diariamente com poeira, lama e dificuldades de acesso. Por isso, temos trabalhado para ampliar cada vez mais esses investimentos em Serra Branca.”, afirmou o prefeito.

A nova etapa se soma ao trabalho de expansão da pavimentação urbana desenvolvido no município, levando infraestrutura para diferentes bairros e melhorando as condições das vias utilizadas diariamente pela população.

Com SECOM/PMSB