Em sessão ordinária, Câmara de São J. do Cariri aprova proposituras e discute importantes assuntos de interesse da população

A Câmara Municipal de São João do Cariri realizou na noite da última sexta-feira(18), a sua segunda sessão ordinária deste ano, que novamente foi marcada pela produtividade dos parlamentares e pela aprovação de importantes proposituras de interesse da população local.

Nos requerimentos colocados em pauta e aprovados por unanimidade, tiveram destaque a do vereador Francisco Júnior, que solicitou e cobrou do Governo do Estado, especificamente ao governador João Azevêdo e ao Secretário de Infraestrura dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, para que possa dar início as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do município.

O parlamentar reiterou que o Governador João Azevêdo realizou a assinatura da obra no mês de Maio de 2019, e até hoje a obra nunca foi iniciada pelo governo estadual. Francisco Júnior ainda destacou que a ação se faz necessário, pois o esgoto da cidade de São João do Cariri é jogado no Rio Taperoá, causando graves problemas a saúde pública e ao meio ambiente.

Já o parlamentar Natercio Farias solicitou ao Executivo, através da secretaria de infraestrutura, a troca de encanação de 100 mm por 150 mm na Rua Lorival Ramos em uma travessia da referida rua. O parlamentar ressaltou que a encanação não é apropriada e que vem tendo vazamentos, trazendo transtornos com o mal cheiro do esgoto que acaba ficando à ceu aberto. Natércio ainda solicitou ao Executivo, a criação do cargo de neuro psicopedagoga, com a finalidade do profissional atuar no tratamento de crianças diagnosticadas com THDH e retardamento mental.

Já os demais parlamentares apresentaram requerimentos solicitando votos de pesar aos familiares pelo falecimento de entes queridos que faleceram recentemente no município. Entre eles, a professora Olga Hélia Cruz Pequeno, Josefa Calu da Silva, Tereza Avelino de Queiroz e Antônio Ramos Pereira.

PROJETOS DE LEI APROVADO

Na ordem do dia, um projeto do Executivo que estava nas comissões, foi colocado em pauta para votação e acabou sendo aprovado por unanimidade pelos parlamentares.  O projeto autoriza o prefeito municipal a alienar mediante leilão de bens e imóveis, na modalidade de veículos e demais bens que no momento estão inservíveis para a administração pública municipal.

Ao final da sessão, os vereadores fizeram uso da tribuna e rechaçaram sobre a problemática da falta de água no município e destacaram as ações e o esforço dos parlamentares, que vem cobrando a empresa CAGEPA uma solução definitiva da volta do abastecimento permanente de água na cidade de São João do Cariri e no Distrito de Malhada da Roça.

O Presidente do Poder Legislativo, Robson Brito agradeceu a presença dos colegas vereadores e do público que esteve em bom número prestigiando a sessão ordinária. Representantes do Conselho Tutelar Municipal e o pastor Ezequiel também estiveram participando da sessão e estiveram fazendo parte da mesa.

O vereador Robson ainda destacou a preocupação do Poder Legislativo com a problemática da falta de água na cidade e as soluções e sugestões que foram dadas pelos colegas vereadores durante a sessão, com intuito de amenizar e ajudar a solucionar a falta de água nas torneiras nas residências da população sãojoãoense.

Nos últimas dias, a Câmara Municipal de São João do Cariri entrou com uma ação civil junto ao MP contra a empresa Cagepa e nesta terça-feira(22), já está marcada uma audiência na justiça, onde representantes da empresa Cagepa estarão esclarecendo as esferas judiciais sobre a problemática da falta de água no município. Representantes dos poderes legislativos (vereadores) e prefeitura estarão também participando da audiência.

Ascom 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print