Grupo de diálogo ajuda mães de bebês com microcefalia na Paraíba

bebemiUm grupo de diálogo com psicólogas criado no Hospital Municipal de Campina Grande Pedro I tem ajudado as mães de bebês com microcefalia da Paraíba na luta diária para cuidar de seus filhos. O hospital é referência para outras cidades do estado e atualmente acompanha 22 mães. Devido à falta de antedimento especializado em 98,6% dos municípios paraibanos, muitas mulheres precisam viajar até centenas de quilômetros em busca de cuidados para seus filhos.

Josemary Gomes, de 30 anos, é um desses exemplos, e a vida dela não tem sido fácil. Ela é mãe de cinco filho e o mais novo, Gilberto, nasceu há quatro meses com microcefalia. Josemary mora no município de Algodão de Jandaíra, no Brejo da Paraíba, e a cidade de 2,4 mil habitantes não tem estrutura para atender às necessidades de Gilberto. Ela tem que enfrentar uma maratona até Campina Grande, viagem longa e cansativa, onde mãe e filho viajam durante uma hora em um carro cedido pela prefeitura. O bebê vai no colo da mãe, apertado com outros pacientes.

“Só Deus sabe como é o dia a dia com meu filho, pra eu sair uma hora dessa, acordar cedo e levar meu filho para escola, ir buscar e sempre com Gilberto no braço”, conta. Josemary é uma das primeiras a chegar no Hospital Municipal de Campina Grande Pedro I e no corredor ela se une a outras mães com histórias parecidas.

Miriam de França Araújo também enfrenta uma rotina difícil. Ela sai ainda de madrugada da cidade de São José dos Cordeiros, no Cariri da Paraíba, e enfrenta duas horas de viagem até Campina Grande. Ela faz tudo isso sozinha, com o pequeno Lucas no braço, pois o marido dela trabalha e não tem como acompanhá-la.

“Ele mora com os pais, trabalha de segunda a sexta-feira e não pode estar aqui comigo. A carga toda vem pra cima de mim. No começo eu fiquei desesperada por morar na casa dos meus pais, por ter uma filha já, por ser nova e não ter emprego, como eu podia criar assim uma criança especial?”, frisou Miriam.

Uma vez por semana, Josemary, Miriam e outras mães têm a oportunidade de conversar em um grupo coordenado por uma psicóloga. No local, elas podem desabafar e contar tudo o que estão passando. A psicóloga Jaqueline Loureiro, que acompanha as mães, conta que existem casos em que mulheres são abandonadas pelos companheiros assim que é dado o diagnóstico de microcefalia.

“Algumas são abandonadas ainda na gestação, outras são abandonadas quando já estão criando as crianças e outras não recebem o suporte devido. [Eles] dizem ser presentes, mas não dão suporte financeiro e emocional”, destacou a psicóloga.

No Hospital Pedro I, referência para estes tipos de casos, 22 mulheres são acompanhadas em consultas individuais e em grupo. “A gente trabalha dois eixos terapêuticos. O eixo para as questões emocionais, aquilo que elas vivem no dia a dia e o eixo informativo que a gente convida profissionais para dar informações sobre microcefalia”, frisou.

Com G1

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si ustedes son está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la salud acerca de de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print