Açude de Boqueirão, na PB, atinge 10,9% do volume, pior nível da história

boqueirao_3O Açude Epitácio Pessoa, popularmente como Boqueirão, localizado na cidade de mesmo nome, chegou a 10,9% do volume total. Isso representa pouco mais de 45 milhões de metros cúbicos de água. O manancial abastece Campina Grande e mais 18 cidades e nunca tinha registrado um nível tão baixo.

Por causa do baixo volume no açude e a possibilidade do volume morto ser atingido nos próximos dias, a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já planeja o uso de um novo esquema para captar a água do reservatório, que se chama sistema de captação de flutuante.

“O sistema de captação é composto por conjunto motor bombas em flutuantes de fibra de vidro. Já está instalado e devidamente testado só aguardando o momento de entrar em operação”, explica o gerente regional da Cagepa Borborema, Ronaldo Meneses.

Para identificar que o reservatório chegou no volume considerado intangível pela companhia paraibana, é necessário observar a formação de um vórtice próximo à tubulação de captação tradicional, que seria como um canal de vento. “Quando o nível da água está ficando baixo, a água começa a formar redemoinho próximo ao sistema de captação, parecido com o que acontece com o ralo de uma pia”, explicou o hidrólogo Lucílio Vieira.

Após o início do funcionamento do sistema, a Cagepa deve adotar um novo modelo de racionamento em Campina Grande. Atualmente, a cidade fica sem fornecimento das 17h do sábado até  as 5h da quarta-feira. O novo racionamento será por zona, mas a companhia ainda não divulgou data para começar a opera.

Outra preocupação tanto dos moradores como da Cagepa é qualidade da água com o baixar do nível do Açude de Boqueirão. “É normal que com o baixar do nível do manancial as características da água bruta também se modifiquem. Todavia, é na estação de tratamento que se consegue adequar essa água aos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, afirmou Ronaldo Meneses.

 

Com G1 PB

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente si sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesionalismo de la salud acerca de de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para ustedes son.

Por: KLEBSON WANDERLEY em 16 de março de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!