Senador José Maranhão anuncia conclusão do projeto do Ramal de Piancó da Transposição do São Francisco

O projeto foi elaborado pelo DNOCS na Paraíba, a cargo do coordenador do órgão, engenheiro Alberto Gomes. O trabalho ficou pronto em tempo hábil para a busca do próximo passo: que a bancada paraibana inclua a obra no Orçamento Geral da União para 2020, que vai ser votado na Comissão Mista de Orçamento e depois pelo Congresso Nacional.

O Ramal de Piancó está orçado em 144 milhões de Reais em um primeiro momento – sendo que 29 milhões já foram orçados, resultantes de emenda parlamentar de autoria do senador para elaboração do projeto de viabilidade. Ele quer sensibilizar a bancada paraibana para a importância de incluir a obra no orçamento para o ano que vem.

José Maranhão explica que a Transposição do São Francisco tem três eixos na Paraíba: o Leste, que termina no Açude Boqueirão e atende toda a população de Campina Grande; o eixo Norte, que vai até o estado do Ceará, e o Ramal de Piancó.

“Nós salvamos o conceito do Eixo Norte porque se não tivesse esse Ramal de Piancó, o alto sertão da Paraíba ficaria vendo a banda passar. Conseguimos mostrar que o Eixo Norte passa dentro do território da Paraíba, mas traz ainda poucos benefícios se não houver o Ramal de Piancó. Não era só uma forma de contemplar o sertanejo, mas de garantir a efetividade da segurança da Transposição, cujo objetivo é o fornecimento de recursos hídricos para irrigação”, afirma o senador.

José Maranhão lembra que quando assumiu seu primeiro governo, o Açude Curema-Mãe D´água já estava construído havia mais de 70 anos, e nunca tinha sido aproveitado para abastecimento, porque não havia adutora.

“Estava lá somente como um espelho d`água, nada mais que isso. Então fizemos a adutora Curema-Mãe D`Água para o Alto-Sertão, atendendo inclusive Patos, o Vale do Sabugi e toda a região de Espinhara, áreas que mais sofriam com a longa estiagem. Hoje são 50 localidades abastecidas pelas águas levadas pela adutora”, enfatiza o senador, acrescentando que “se não houvesse esse eixo, evidentemente não haveria abastecimento com segurança”.

Para ele, o mesmo ocorre no caso do Eixo Norte da Transposição, que deve ser complementado com o Ramal, que vai perenizar o Rio Piancó, garantir segurança hídrica ao Sistema Curema/Mãe D`água, atendendo 700 mil pessoas em 37 municípios. A adutora terá 19 quilômetros, fornecendo um volume de água de quatro metros cúbicos por segundo.

Com Portal Wscom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Na manhã desta sexta-feira (16), policiais militares do 18º BPM atenderam duas ocorrências de violência doméstica no município de Caturité, Cariri paraibano.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 3h30, no Sítio Bela Vista, onde uma mulher relatou ter sido agredida pelo companheiro com golpes de pincel na região do pescoço, além de sofrer constantes ameaças de morte. O suspeito foi localizado com marcas de agressão, recebeu atendimento médico e, posteriormente, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

A segunda ocorrência aconteceu por volta das 8h30, no Sítio Curralinho, onde outra mulher relatou ter sido agredida pelo companheiro, apresentando escoriações nos braços. Ela também informou que já havia sofrido agressões anteriores. O suspeito foi contido pela guarnição e conduzido à Delegacia.

Nos dois casos, os envolvidos foram apresentados à autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis.

Com informações do 18ºBPM