MP abre Procedimento Preparatório para investigar construção de parque de vaquejada ‘fantasma’ na Paraíba

Ministério Público da Paraíba instaurou um Procedimento Preparatório para apurar uma denúncia sobre suposto desvio de verba pública no município de Riacho de Santo Antônio, no Cariri paraibano. A investigação gira em torno de um convênio no valor de R$ 236.448,97, destinado à construção de um parque de vaquejada que, segundo a denúncia, jamais saiu do papel.

O atual prefeito do município é Marcelo Barbosa, do Republicanos, mas não há informações no despacho de instauração do inquérito sobre quando o convênio foi firmado. Antes dele, o gestor era Gilson, do antigo PROS – que se fundiu com o Solidariedade.

A apuração está sob responsabilidade da 15ª Promotoria de Justiça de Campina Grande, que atua na área do patrimônio público. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 12/2025, assinada pelo promotor Alcides Leite de Amorim no último dia 25 de junho.

De acordo com o texto da portaria, a denúncia foi apresentada de forma anônima à Ouvidoria do MPPB e aponta que o município teria recebido os recursos para execução da obra, mas o equipamento público nunca foi efetivamente construído.

O objetivo do Ministério Público é esclarecer os fatos, identificar os responsáveis e avaliar a existência de ilícitos funcionais ou infrações administrativas. Caso sejam confirmadas irregularidades, o procedimento poderá resultar em uma Ação Civil Pública para reparação de danos ao erário.

A portaria autoriza a realização de diligências, como coleta de depoimentos, requisição de documentos, perícias e notificações. Foram designados como secretários do procedimento os servidores Ana Valquíria de Almeida Macêdo, Flávio Henrique de Morais Gonçalves, Graziela Soares Ribeiro e Jefferson Eliério Pontes Oliveira.

De Olho no Cariri

Com Fonte 83

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print