A Justiça Eleitoral da 22ª Zona de Campina Grande, Paraíba, decidiu pela extinção do processo movido pelo partido Republicanos de Gurjão, liderado pelo candidato a prefeito Ronaldo Queiroz, contra o IP Instituto de Pesquisas e Acompanhamento de Gestão LTDA, um instituto renomado e com credibilidade consolidada na região e em todo o estado.
O partido havia solicitado a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB03957/2024, que trouxe a liderança do candidato Zé Elias com 52,8% contra 28,8% de Queiroz. “Branco/nulo” somam 1,6%, enquanto 16,8% dizem estar indecisos ou não sabem ainda em quem votar para prefeito de Gurjão.
Inicialmente, o juiz Brâncio Barreto Suassuna concedeu a tutela de urgência solicitada pelo Republicanos. No entanto, a situação mudou após a defesa instituto de pesquisas, comandada pelo renomado Advogado Dr José Maviael Fernandes, argumentar que o Republicanos, por fazer parte de uma coligação partidária, não tinha legitimidade para agir de forma isolada em representações eleitorais. O Ministério Público Eleitoral concordou com essa preliminar, e o juiz acolheu o argumento, resultando na extinção do processo sem resolução de mérito.
Com a extinção do processo, a suspensão da pesquisa foi anulada, e a divulgação dos resultados foi mantida, reforçando a credibilidade do IP Pesquisas. A decisão marca um desfecho importante para o caso, sublinhando a seriedade e o rigor metodológico do instituto, que continua desempenhando um papel crucial na análise e acompanhamento das dinâmicas eleitorais na Paraíba.
A IP Pesquisa segue mantendo toda a credibilidade e mantendo todas as suas divulgações de pesquisas devidamente concedidas pela Justiça Eleitoral.
DADOS TÉCNICOS
A Pesquisa foi realizada pela empresa “IP Pesquisas e Acompanhamento de Gestão” no dia 22/07/2024, registrada no TSE, sob o nº PB-03957/2024.
O levantamento foi realizado abrangendo os moradores de 16 anos de idade ou mais utilizando técnicas de Amostragem Estratificada.
QUANTIDADE DE ENTREVISTAS
Foram realizadas 250 entrevistas presenciais.
CONFIABILIDADE
O intervalo de confiança, com grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, tem margem de erro estimada para a amostra total de 6,1% pontos percentuais para mais ou para menos. Esta margem de erro não é válida para cruzamentos ou filtragens de dados.
Com Paraíba Mix