Ex-prefeito Eduardo Torreão tem contas reprovadas e fica inelegível por 8 anos

Em sessão bastante badalada e com intensa movimentação do público, a maioria dos vereadores de Serra Branca decidiram pela reprovação das contas do ex-prefeito Eduardo Torreão Mota (PMDB), que governou o município por 4 mandatos. Dudu recebeu um parecer técnico contrário à aprovação das contas por parte do TCE e os vereadores em sua maioria seguiu a Corte de Contas.

Na votação, 7 vereadores votaram pela reprovação das contas de Dudu e apenas 2 foram de encontro ao parecer do TCE-PB. Votaram a favor do parecer do Tribunal de Contas os parlamentares Diógenes Sales, Hércules Holanda, Bacica, Egberto, Renan Mamed, Macilon Rafael e Guilherme Gaudêncio. Já contra o parecer do tribunal votaram apenas os dois vereadores aliados ao ex-gestor, Valber Pinto e Paulo Sérgio Araújo.

Ex-prefeito Eduardo Torreão

Com a decisão colegiada, o ex-prefeito Eduardo Torreão fica inelegível por 8 anos de acordo com a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010. A aprovação das contas representou também o fim das pretensões do ex-gestor de ser pela quinta vez candidato a prefeito de Serra Branca e possibilitará uma renovação política do município.

Uma das falas mais fortes na tribuna da Câmara foi do vereador governista Diógenes Sales. Filho do vice-prefeito Joda Zuza, o vereador disse que seu voto era político e era uma resposta ao rompimento feito pelo grupo que apoiou Souzinha desde o final do mandato de Eduardo Torreão. Segundo Diógenes: “Dudu deu uma importante contribuição para o município de Serra Branca, mas seu tempo de mandato acabou e é necessário que novas lideranças possam ser experimentadas e possam oferecer sua contribuição para Serra Branca”.

Guilherme Gaudêncio disse que o parecer técnico do TCE-PB deve ser respeitado e qualquer prefeito que venha com contas rejeitadas para o Legislativo não contará com seu voto para reverter o parecer. Renan Mamed disse que apesar de ser histórico adversário de Dudu, votou de acordo com as observações técnicas do Tribunal.

Valber Pinto foi o relator das contas no Legislativo e disse que votou contra o parecer do TCE-PB, porque a própria Justiça Federal deu ganho de causa a Dudu no tocante às irregularidades do FUNDEB.

Na página do facebook do De Olho no Cariri trecho dos discursos dos vereadores antes de seus votos.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print