PF e CGU deflagram operação contra fraudes e desvio de recursos públicos nas prefeituras de Desterro e Cacimbas

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (7/5), a Operação Viga Mestra, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos no âmbito de investigação que apura possíveis fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, envolvendo contratos firmados pelos municípios de Cacimbas/PB e Desterro/PB, ambos situados no sertão paraibano.

As investigações apontam suspeitas de direcionamento em contratos públicos firmados pelos municípios envolvidos, com possível benefício indevido a empresas da construção civil que atuam na Paraíba.

Segundo a Polícia Federal, a investigação aponta para um possível uso de “laranjas” para ocultação dos reais beneficiários desses recursos públicos, além de movimentações financeiras atípicas entre os investigados.

Os levantamentos indicam que as empresas investigadas receberam mais de R$ 33 milhões decorrentes de contratos celebrados com os municípios investigados, sendo parte significativa desses valores oriunda de recursos federais destinados a ações vinculadas ao SUS e ao Fundeb.

De Olho no Cariri

Com Mais PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Presidente da Câmara dos Deputados e candidato à reeleição como deputado, Hugo Motta (Republicanos) declarou apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições desse ano. Motta confirmou sua posição em entrevista na Paraíba nesta segunda-feira (10).

A fala de Hugo Motta aconteceu na posse da advogada Giovanna Mayer como desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

“Iremos declarar esse apoio ao presidente, porque é o presidente que converge com aquilo que pensamos ser o melhor para o país, então eu estava aguardando a posição do partido para que pudesse trazer de público a nossa posição, e a nossa posição está sendo aqui revelada em primeira mão, de apoio ao presidente Lula em seu projeto de reeleição”, disse.

O presidente da Câmara Federal disse que como o partido dele, o Republicanos, declarou neutralidade à nível nacional na disputa eleitoral da Presidência da República, isso possibilitou o apoio a campanha de Lula.

“Eu estava aguardando o meu partido se posicionar. O Republicanos, em nível nacional, declarou a posição de neutralidade, ou seja, liberando os diretórios estaduais e os seus membros para apoiar ali a candidatura nacional, quem entender ser a candidatura melhor para o país”, disse.

Decisão do Republicanos

O Partido Republicanos anunciou no dia 4 de agosto que iria adotar uma posição de neutralidade na disputa pela Presidência da República nas eleições deste ano.

A decisão foi formalizada na convenção do partido em Brasília e, segundo o presidente da legenda, é um entendimento firmado após a diretoria nacional ouvir a posição de escritórios da legenda em todo o país.

A decisão do Republicanos segue o mesmo posicionamento da federação União Progressistas.

Em nota emitida à época, o partido afirmou que a deliberação foi construída de forma coletiva e levou em consideração o crescimento da legenda nos estados, além das diferentes realidades políticas e alianças regionais formadas ao longo dos últimos anos.

“A posição de independência na disputa presidencial não representa ausência de princípios nem de posicionamento político”, afirmou o Republicanos. Segundo a sigla, a decisão busca preservar a autonomia das lideranças estaduais e a unidade partidária.