Gaeco e Polícia Militar deflagram operação e cumprem mandatos contra integrantes do PCC na Paraíba

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar da Paraíba deflagraram uma operação na manhã desta terça-feira (28), com cumprimento de mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Rita, na Paraíba.

A Operação Flashback II tem como alvos integrantes da organização criminosa PCC e consiste no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão e até na coleta de material genético, com amparo na Lei 12.654/12, que ajuda a elucidar crimes violentos com maior eficácia.

A Operação Flashback II mobiliza uma Força-Tarefa articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando órgãos Federais a órgãos estaduais de diversas estados. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Grupo Nacional de Combate as Organizações Criminosas (GNCOC) e Polícia Federal, atua em parceria com os GAECO’s (MP) de cada Estado envolvido, articulando com órgãos da Segurança Pública.

Além da Paraíba, a operação também foi deflagrada nos estados deSão Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará,Pernambuco, Sergipe e Piauí, sendo a concentração maior dos alvos na região Nordeste (82% das diligências).

A primeira fase da operação ocorreu em novembro do ano passado, quando foram cumpridos 110 mandados em vários estados.

Os detalhes e resultados da operação aqui na Paraíba serão dados em uma coletiva de imprensa, prevista para acontecer às 10h.

Click PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba divulgou, nesta segunda-feira (14), uma nota de repúdio à atuação de policiais militares durante uma manifestação política realizada no município de Prata, no Cariri paraibano.

Segundo o partido, imagens e relatos divulgados sobre o episódio apontam para uma atuação marcada por ameaças e uso ostensivo de armas contra pessoas que participavam de uma manifestação em apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso teria ocorrido durante a concentração de uma carreata realizada no último sábado (12). Segundo relatos publicados sobre o episódio, policiais militares chegaram ao local e houve disparos de arma de fogo nas proximidades dos participantes. Vídeos também registraram uma discussão entre policiais e manifestantes, além de uma tentativa de retirada de um celular utilizado para registrar a ocorrência.

Na nota, o PT classificou a situação como “inaceitável” e afirmou que a Polícia Militar deve atuar para garantir a segurança da população, e não impedir ou constranger cidadãos por suas posições políticas.

O partido informou ainda que está cobrando da Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba uma apuração imediata e rigorosa dos fatos, incluindo a identificação dos policiais envolvidos e a responsabilização daqueles que tenham cometido eventuais abusos.