Delegado Gilson Duarte detalha conclusão do inquérito sobre assassinato de Lânia em Monteiro

Em declaração à Rádio 95FM, o delegado seccional da Polícia Civil, Dr. Gilson Duarte, trouxe detalhes sobre a conclusão do inquérito que investigou o assassinato de Lânia Souza, crime que chocou a população e ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2026, no município de Monteiro, no Cariri paraibano.

De acordo com o delegado, o desaparecimento da vítima foi registrado por volta das 21h30 do dia 9 de fevereiro, sendo comunicado à Polícia Civil no dia seguinte. O corpo foi localizado no dia 13, e dois suspeitos foram presos no dia 23 de fevereiro.

As investigações apontaram que o principal acusado, identificado pelas iniciais R.P.G.S.P., foi o autor do crime, ocorrido dentro de sua residência. Já o segundo envolvido, de iniciais D.H.G.S., teria participado na ocultação do cadáver. O inquérito foi concluído no dia 17 de março, mesma data em que houve a confirmação da identidade da vítima por meio de exame de DNA.

Segundo Dr. Gilson Duarte, o principal investigado foi indiciado por feminicídio qualificado por motivo fútil, além de ocultação de cadáver e fraude processual. “O autor adulterou a cena do crime, tentando apagar vestígios, mas a perícia conseguiu identificar marcas de sangue com o uso de luminol”, explicou.

Ainda conforme a investigação, diversos elementos de prova foram reunidos, incluindo depoimentos, exames periciais, informações de inteligência e objetos utilizados no crime, como uma pá e uma picareta, que teriam sido empregadas para enterrar a vítima.

O delegado também destacou a brutalidade do crime, revelando que a causa da morte foi carbonização. “A vítima teve o corpo enterrado e também incendiado, o que evidencia a crueldade empregada pelo autor”, afirmou.

Apesar da conclusão do inquérito, a Polícia Civil ainda aguarda alguns laudos complementares, como análises de material digital extraído de aparelhos celulares, para finalizar completamente o conjunto probatório.

Por fim, Dr. Gilson Duarte reforçou o compromisso das forças de segurança no combate à violência contra a mulher. “Crimes dessa natureza jamais serão ignorados. A Polícia Civil segue firme no propósito de investigar e responsabilizar todos os envolvidos”, concluiu.

De Olho no Cariri

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé