Secretaria de Agricultura de Ouro Velho anuncia entrega de raquetes de Palma Califórnia para produtores rurais

A Secretaria Municipal de Agricultura de Ouro Velho realizará, na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, a entrega das raquetes de Palma Califórnia aos produtores rurais do município que realizaram adesão ao programa Palmas para a Paraíba.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a pecuária local, incentivando a formação de bancos de sementes de palma forrageira e ampliando a segurança alimentar dos rebanhos, especialmente diante dos desafios impostos pelo clima do semiárido nordestino.

De acordo com a Secretaria, a ação representa mais um importante investimento no fortalecimento da agricultura familiar e na sustentabilidade da produção rural, contribuindo para que os produtores tenham maior capacidade de enfrentamento dos períodos de estiagem.

A entrega acontecerá a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, e será destinada exclusivamente aos produtores que realizaram previamente a adesão ao programa.

A ação é fruto da parceria entre o Governo Municipal de Ouro Velho, o Governo da Paraíba e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), reforçando o compromisso com o fortalecimento do homem e da mulher do campo e com o desenvolvimento da atividade agropecuária no município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O governador Lucas Ribeiro recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), na Granja Santana, em João Pessoa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O fortalecimento da caprinocultura, por meio da instalação de indústrias de leite de cabra em pó, foi um dos temas abordados durante o encontro. O projeto para a primeira indústria de leite caprino em pó já vem sendo desenvolvido em Casserengue, município do Curimataú.

O governador Lucas Ribeiro destacou que a visita do ministro Wellington Dias reforça o compromisso do Governo do Estado e do Governo Federal no fortalecimento da caprinocultura paraibana. “É uma grande alegria receber a visita do ministro Wellington Dias para discutir o fortalecimento da agricultura familiar, com a geração de mais oportunidades para quem produz. E a nossa caprinocultura tem sido um vetor de desenvolvimento, gerando emprego e renda para as pessoas. É um segmento que tem recebido o apoio do nosso Governo e do Governo Federal, com programas como o PAA Leite”, disse.

O ministro Wellington Dias destacou a viabilidade da iniciativa. “A Paraíba é o estado que tem o melhor desempenho na execução do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA Leite, e também é o estado que dá a maior contrapartida, fortalecendo o combate à desnutrição e à subnutrição. Além disso, muitas pessoas têm intolerância ao leite de vaca; daí a importância do leite de cabra”, disse.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, observou que a fabricação de leite de cabra em pó, além de gerar emprego e renda, vem fortalecer a segurança alimentar na Paraíba. “A primeira fábrica de leite em pó é mais uma iniciativa para manter o homem no campo e a cidade ter o seu poder de compra. Vamos fazer agora a primeira compra de leite em pó. São R$ 3 milhões do Governo da Paraíba e R$ 3 milhões do Governo Federal para ser distribuída com as famílias, por meio do PAA Compra com Doação Simultânea”, completou.

Outro assunto abordado durante a reunião entre o governador Lucas Ribeiro e o ministro Wellington Dias foram as mudanças climáticas, que devem impactar regiões do Estado, como o Semiárido. Participaram ainda o secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Luiz Nunes; e a coordenadora de projetos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Joanne Santana.