Foi realizado neste domingo (25) a 1ª Edição da Corrida da Apae em Campina Grande com o objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pela instituição e arrecadar recursos para otimizar as atividades realizadas pela Apae e chamar atenção para necessidade de acabar com o preconceito existente com a pessoa com deficiência.
Diversas autoridades, personalidades e artistas participaram da ação social. A região do Cariri Paraibano esteve representada pelo prefeito de Boa Vista, André Gomes e também de Gurjão, Ronaldo Queiroz, além da Secretária de Saúde de Boa Vista, Carolina Almeida.
André Gomes que é vice-presidente da FAMUP registrou o momento nas redes sociais.
“Participo neste domingo da I Corrida da APAE em Campina Grande. Ao lado de minha esposa Carol, do prefeito George Coelho presidente da FAMUP e diversos outros prefeitos e amigos, estamos exercitando a solidariedade e incentivando toda sociedade a fazerem o mesmo. Aqui o foco não é chegar em primeiro lugar, mas sim contribuir com uma nobre causa e ajudar as pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, os verdadeiros campeões” disse o gestor boa-vistense.
O presidente da AMCAP e Prefeito de Gurjão, Ronaldo Queiroz, declarou após a participação disse que não poderia deixar de participar deste ato de solidariedade e levantar essa importante bandeira.
“Eu sou um admirador do trabalho da APAE que tem feito um belo trabalho não só pelo público de Campina, mas também de outras cidades próximas como as caririzeiras. Enquanto cidadão não poderia deixar de apoiar essa causa, principalmente neste momento onde algumas ondas de preconceito têm sido registradas em nosso estado”, disse Ronaldo.
A Apae de Campina Grande foi criada na Semana do Excepcional por um grupo de pais no dia 1º de Setembro de 1982. Porém, somente em setembro de 1993 duas pediatras, pais, profissionais e amigos se reuniram com a intenção de criar um grupo de apoio aos pais de recém-nascidos. A associação atende não só Campina Grande, mas também outras cidades como da região.
Dados
De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 45.606.048 de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País, sendo que 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.
Com Paraíba Mix