PB tem 40% de municípios com baixo nível de adequação na gestão, diz TCE

predio-tce-pbO estado da Paraíba tem 40% dos municípios com um baixo nível de adequação na gestão, conforme mostram os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo os dados, 90 cidades paraibanas estão situadas na faixa C do estudo, que corresponde, tecnicamente, a um baixo nível de adequação.

Clique aqui e confira a lista de municípios e respectivos índices de efetividade de gestão, segundo o TCE-PB.

Outras 111 estão na faixa C+, aplicada àquelas que estão na fase de adequação em termos de eficiência, de resultados das gestões. Somente 22 municípios conseguiram ficar na faixa B, que significa ter uma gestão efetiva.

O auditor Josedilto Alves Diniz mostrou, durante a apresentação dos resultados, que, na avaliação geral de desempenho, com pontuação de 0,52, o conjunto dos 223 municípios ficou próximo da média nacional de 0,56.

O conselheiro André Carlo Torres frisou que o IEGM vai funcionar como parâmetro às gestões que se iniciam em janeiro, além de ajudar à sociedade a exercer de forma ainda mais assídua o controle externo. “Ninguém acompanha nada sem referências, e o IEGM representa esse parâmetro”, disse ele ao observar que ser efetivo, numa gestão, é apresentar resultados satisfatórios à população.

Outros resultados
Os resultados por áreas indicam que a maioria dos municípios paraibanos trabalha sem planejamento, segundo o TCE. De 223 prefeituras, 214 responderam que seu planejamento, para o ano de 2015, não foi estruturado por meio de programas, indicadores, metas e ações. A mesma quantidade, 96%, respondeu que não disponibilizou, periodicamente, programas de capacitação e atualização para o pessoal da área de Tecnologia da Informação.

Na educação, área em que a pontuação também ficou na média nacional, classificada como “em fase de adequação”, o indicador apontou vários pontos críticos. Metade das prefeituras respondeu que não foram adotadas medidas ou ações para monitoramento da taxa de abandono das crianças na idade escolar, o chamado Ciclo I. A maioria respondeu, também, que não fez planejamento de vagas para sua rede de ensino: 60% não planejam vagas para creches, 61% não planejam para a pré escola e 71% não planejam as vagas para o Fundamental 1.

Na saúde, igualmente pontuada na média nacional, exatos 210 municípios já chegaram a interromper, ou descontinuar, atendimentos nas unidades por falta de insumos. Outros 51% não possuem informação sistematizada sobre os gargalos/demanda reprimida de atendimento ambulatorial/hospitalar de média e alta complexidade de referência para a Atenção Básica. Além disso, 64% dos municípios paraibanos não têm controle de ponto eletrônico para os médicos.

 

Com G1 PB

 

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print