Paraíba tem 37 casos confirmados de Microcefalia, diz Ministério da Saúde

microcefaliaO número de casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus notificados na Paraíba subiu de 709 para 750 casos, de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (2).

O dado atualizado considera os casos desde 22 outubro de 2015, quando começou o monitoramento de casos de microcefalia no Brasil, até o sábado 30 de janeiro. Segundo os dados do Ministério, dos casos notificados no estado, 460 estão sob investigação, 37 foram confirmados e 253 foram descartados.

O Ministério da Saúde e os estados investigam 3.670 casos suspeitos de microcefalia. Segundo o MS, o número representa 76,7% dos casos notificados. O novo boletim divulgado nesta terça-feira (2) aponta, também, que 404 casos já tiveram confirmação de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso central, sendo que 17 com relação ao vírus Zika.

De acordo com o novo boletim, o estado do Pernambuco continua com o maior número de municípios com casos confirmados (56), seguido dos estados do Rio Grande do Norte (31), Paraíba (24), Bahia (23), Alagoas (10), Piauí (6), Ceará (3), Rio de Janeiro (2) e Rio Grande do Sul (1).  Apenas os estados do Amapá e Amazonas não registraram casos. O estado do Acre, que no último boletim também aparecia sem registro de casos, aparece com 20 casos em investigação.

A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 32 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas, mas há fortes evidências de que o zika vírus tenha relação com o surto.

O vírus zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

 Benefício para mães

Ainda nesta quarta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou que mães de crianças diagnosticadas com microcefalia podem se inscrever no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio tem o valor de um salário mínimo por mês e é normalmente concedido a idosos com mais de 65 anos que não recebem aposentadoria e a pessoas diagnosticadas com um algum tipo de deficiência.

 Estado de emergência

Em novembro, o governo declarou estado de emergência em saúde pública no país por causa do aumento de casos de microcefalia no Nordeste.

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si ustedes son está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesionalismo de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción eréctil sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Serra Branca dará continuidade à parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para ampliar a oferta de qualificação profissional no município. Após as turmas dos cursos de Eletricista de Instalações Prediais e Costureiro Industrial, atualmente em andamento, uma nova etapa será iniciada com a oferta do curso de Vestuário Industrial (Malha).

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SENAI, dando sequência ao trabalho de capacitação voltado à preparação profissional e à geração de novas oportunidades para a população.

Para o novo curso, serão disponibilizadas 32 vagas, distribuídas igualmente entre os turnos da tarde e da noite, com 16 vagas por turno. As vagas são limitadas e destinadas a participantes com idade mínima de 16 anos. As inscrições acontecem nos dias 6 e 7 de outubro, das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada no prédio da Prefeitura de Serra Branca, na Rua Raul da Costa Leão, nº 196, Centro. No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar cópia da CNH ou do RG e CPF, cópia do comprovante de escolaridade, cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Iandra Pinto, a continuidade da parceria demonstra a importância de associar as políticas sociais à criação de oportunidades de autonomia para a população: “Quando conseguimos oferecer qualificação, também estamos abrindo caminhos para que as pessoas possam buscar novas oportunidades e construir sua própria autonomia. Já temos duas capacitações acontecendo e agora conseguimos avançar com novas turmas, alcançando mais pessoas”, destacou Iandra.

A assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tereza Antonino, que acompanha diretamente a execução dos cursos, ressalta que a continuidade das capacitações também permite ampliar as áreas de formação disponíveis no município: “ Nosso objetivo é continuar buscando formações que dialoguem com as possibilidades de trabalho e renda e, principalmente, fazer com que essas oportunidades cheguem à população de Serra Branca”, afirmou Tereza.

A abertura das novas turmas representa a continuidade da estratégia adotada pelo município para ampliar o acesso à formação profissional. Com os cursos já desenvolvidos e a chegada da capacitação em Vestuário Industrial, a parceria busca oferecer conhecimentos que possam ser aplicados tanto na inserção no mercado de trabalho quanto na criação de novas possibilidades de geração de renda.

Secom