Órgãos se comprometem a retirar esgoto em canal da transposição na Paraíba

A poluição do canal da transposição do Rio são Francisco que passa pelo município de Monteiro, no Cariri paraibano, a 311 km de João Pessoa, deve ser resolvida nos próximos dias, com a entrega provisória das três estações elevatórias de esgoto e a estação de tratamento de esgoto para a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Além da Cagepa, a decisão sobre a cessão temporária dos equipamentos foi tomada pela Prefeitura de Monteiro, responsável pelas obras; Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa); Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs); Fundação Nacional da Saúde (Funasa); e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), intermediário do acordo.

Durante a reunião, o procurador de Justiça Francisco Sagres expôs os detalhes da vistoria realizada nos açudes de Poções e Camalaú e na obra de esgotamento de Monteiro, destacando o problema das ligações clandestinas que deságuam no canal.

Segundo o MPPB, ficou decidido que a Cagepa vai receber provisoriamente da Prefeitura de Monteiro as três estações elevatórias de esgoto e a estação de tratamento de esgoto, que já estão prontas.

Também ficou estabelecido que a prefeitura vai ceder mão de obra e equipamentos à Cagepa para realização dos serviços que faltam para completar o esgotamento sanitário, de forma que o canal pluvial esteja pronto para receber as águas da transposição.

 

Com Portal Correio

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print