Especialista diz que água de Boqueirão não tem qualidade e pode provocar câncer

acude_boqueirao_seco_2016O Açude de Boqueirão está com apenas 9,6% de sua capacidade. Com o nível de água cada vez menor, pesquisadores especialistas em tratamento de água estão preocupados com a qualidade da água do açude. Eles dizem que o tipo de tratamento feito hoje não é suficiente para purificar a água completamente. O reservatório abastece Campina Grande a mais 18 cidades da região.

Segundo a doutora em engenharia química e professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Weruska Brasileira, a potabilidade da água já pode estar comprometida devido à alta concentração de matéria orgânica e deve piorar com a chegada do volume morto. “O tratamento convencional para remover substâncias orgânicas refratárias dissolvidas não é indicado. A gente precisa de um tratamento mais avançado”, disse.

Ainda de acordo com a professora, o tratamento da água de boqueirão feito na Estação de Gravatá não é suficiente para retirar as impurezas e garantir que ela seja própria para o consumo humano, o que pode trazer riscos à saúde, como problemas neurológicos, de fígado e câncer. “Essa água se acumulou há muito tempo, então acumulou também sedimentos poluentes que podem trazer alguns danos à saúde da população. A Estação de Tratamento de Gravatá é uma estação do tipo convencional, então ela vai ter dificuldade de remover alguns poluentes”, comentou.

Segundo a professora, a estação de tratamento, após receber o sulfato de alumínio, a água segue para tanques onde as impurezas ficam aglomeradas. Só então, a água segue para reservatórios onde os resíduos sólidos se depositam no fundo e a água da superfície é escoada para os filtros. São onze ao todo. Nos filtros, a água passa pelas camadas de pedras, cascalho, areia e carvão mineral. Por fim, a água desce por gravidade para ser misturada ao cloro.

A Gerência da Regional Borborema da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) garante que esse sistema utilizado é suficiente para deixar a água de Boqueirão nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

“O único padrão que esta alterado, que é bom que se informe que é uma característica da água de Boqueirão, é o cloreto. Os demais padrões, a Cagepa ainda consegue manter. Quando verificarmos que há uma alteração que não conseguimos mais, isso sera informado aos setores específicos da diretoria para que as decisões sejam tomadas em relação a esse ponto específico”, explicou o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes.

O volume do Açude de Boqueirão caiu 60% devido à estiagem. A estação de tratamento que processa a água que sai do manancial armazena hoje apenas 9,6% de sua capacidade, o que corresponde a pouco mais de 39 milhões m³ de água.

Com G1

 

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print